Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Governo tem 140 anteprojetos em andamento para aeroportos regionais

Governo tem 140 anteprojetos em andamento para aeroportos regionais

Por Daniel Rittner | Valor - 01 de outubro de 2014 1151 Visualizações
 Governo tem 140 anteprojetos em andamento para aeroportos regionais
BRASÍLIA  -  O governo já tem 230 estudos de viabilidade prontos e 140 anteprojetos de engenharia em execução para iniciar o bilionário programa de investimentos em aeroportos regionais lançado pela presidente Dilma Rousseff no fim de 2012. Dos 140 anteprojetos, 28 estão praticamente concluídos e podem dar início às licitações para a contratação efetiva de obras. Essa lista inclui aeroportos como Araraquara (SP), Maringá (PR), Três Lagoas (MS), Araguaína (TO), Catalão (GO), Ji-Paraná (RO) e Barreiras (BA). Nove dos 28 estão no Estado de São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), responsável pelo programa de aeroportos regionais, o início das obras depende da superação de obstáculos como licenças ambientais e desapropriações. A intenção da SAC é lançar pelo menos alguns editais de licitação até o fim de 2014, mas isso ainda depende de aval do Tribunal de Contas da União (TCU). O plano do governo  é usar o regime diferenciado de contratações públicas (RDC), na modalidade contratação integrada, que engloba não só as obras em si, mas a finalização dos projetos (básico e executivo) de engenharia.
O programa de aviação regional prevê investimentos de R$ 7,2 bilhões em 270 municípios do interior. Além disso, o governo pretende oferecer subsídios às rotas que interligam esses aeroportos e àquelas que os conectam com capitais. Também está prevista a isenção de cobranças de tarifas aeroportuárias para passageiros e companhias aéreas em aeroportos pequenos.
A isenção e os subsídios são objeto de uma medida provisória que tramita no Congresso Nacional e ainda não foi aprovada. 

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.