Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias AEAMESP e Diagrama Comunicação anunciam a terceira edição do Relatório O Profissional Metroferroviário
Relatório

AEAMESP e Diagrama Comunicação anunciam a terceira edição do Relatório O Profissional Metroferroviário

Assessoria de Imprensa - 29 de setembro de 2021 724 Visualizações
AEAMESP e Diagrama Comunicação anunciam a terceira edição do Relatório O Profissional Metroferroviário

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e a Diagrama Comunicação anunciam a terceira edição do Relatório O Profissional Metroferroviário, que deverá ser lançada em janeiro de 2022. A próxima edição terá como missão atualizar os dados de 2021 e antecipar as competências necessárias à atuação profissional em 2030.

Considerando que, em 2021, a publicação abordou aspectos como impactos da pandemia e inovação, a terceira edição estreita a conexão entre as operadoras e a academia para identificar as competências técnicas para a carreira desses profissionais, bem como os impactos das concessões ferroviárias na demanda por mão de obra.

“A cada edição, além de mapear os números e a movimentação dos profissionais ligados ao transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos, nossa pauta tem incluído elementos, que impactam a carreira desses profissionais. Por isso, nossa pauta incluirá o perfil do profissional do futuro”, analisa o diretor da Diagrama Comunicação, Miguel Oliveira. De acordo com Oliveira, para identificar esse perfil, as universidades e os líderes, que definem os perfis dos novos contratados, serão entrevistados.

Dimensões do mercado de trabalho

Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado profissional, em 2020, as operadoras do transporte de passageiros (38.862 colaboradores) e do transporte de cargas sobre trilhos (29.502 colaboradores) empregaram quase 70 mil profissionais no Brasil. Nas operadoras do transporte de passageiros, a maioria dos indicadores teve queda, em decorrência dos impactos da pandemia. Em 2020, essas operadoras contavam com 38.862 trabalhadores, uma redução de 3,25% na comparação com 2019. O quesito formação acadêmica registrou queda de 8,85%, somando 8.788 colaboradores, em 2020. A participação da mulher nessas empresas enfrentou retração de 0,19%, quando comparada ao ano anterior.
No segmento do transporte de cargas sobre trilhos, houve alta de 0,98% no total de trabalhadores, em 2020. O número de colaboradores com formação acadêmica chegou a 4.600, um aumento de 21% quando comparado a 2019. Aqui, também foi constatada retração na participação da mulher na força de trabalho. Em 2020, elas representavam 9,89% das equipes, uma redução de 0,11%, em relação a 2019.

Pauta da 3ª Edição

  1. Balanço das concessões e investimento em infraestrutura e demanda profissional
  2. Debate: Mercado e Academia. Precisamos encurtar a distância e ampliar o diálogo.
  3. Formação e preparo profissional em outros países (Europa, Ásia, America do Norte).
  4. Cursos e disciplinas disponíveis para atualização e capacitação profissional
  5. Guia de Produtos e serviços para arquitetura e engenharia metroferroviárias

Oportunidades de negócios

A publicação do Relatório O Profissional Metroferroviário é viabilizada por intermédio do patrocínio das empresas ligadas à cadeia de negócios dos trilhos. Na edição que será publicada em 2022, os apoiadores terão espaços em formato de fichas técnicas para descrição de produtos e serviços e a oportunidade de divulga-las no portal Engenharia Compartilhada.
Saiba mais sobre o Relatório O Profissional Metroferroviário: miguel@diagramacomunicacao.com.br

Edições anteriores:

Clique aqui para download da segunda edição: http://www.aeamesp.org.br/aeamesp30anos/
Clique aqui para download da primeira edição: http://www.aeamesp.org.br/perfilprofissional/