Inaugurada a 1ª ciclovia sobre ponte em São Paulo
Estadão
-
05 de novembro de 2014
981 Visualizações
São Paulo - A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 04, a primeira ciclovia sobre ponte da capital paulista. Sobre o Rio Tietê, ela foi instalada na Ponte da Casa Verde, na zona norte da cidade.
Além dela, as obras em outras duas pontes também na zona norte - a das Bandeiras e a Julio de Mesquita Neto - devem ser concluídas até o final do ano, informou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
De acordo com Tatto, as obras das duas ciclovias já começaram e devem ser finalizadas até o final do próximo mês.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no entanto, não soube informar detalhes do equipamento, como a distância dos percursos e pontos de conexão com outras vias para ciclistas.
O projeto da gestão Fernando Haddad (PT), apresentado em outubro, é inaugurar pelo menos 12 ciclovias das 28 pontes que cruzam os rios Tietê e Pinheiros até o final de 2015.
Todas devem ser integradas com outras vias para bicicleta da cidade. No planejamento já estava prevista a inauguração de três delas ainda neste ano.
Primeira ciclovia
O trecho bidirecional inaugurado na Ponte da Casa Verde tem 600 metros de extensão e liga a ciclovia na Rua dos Americanos, no Bom Retiro, até a região central da cidade.
Ela deve ser conectada ao equipamento na Avenida Braz Leme, que ainda está em fase de implantação.
Para que a instalação da via para ciclistas fosse feita, a calçada da Ponte da Casa Verde, que tem quatro metros de largura, precisou ser dividida em duas. Uma metade vai ser ocupada pelas bicicletas; a outra, por pedestres.
Como medida de segurança, a velocidade máxima na alça de acesso foi fixada em 40 km/h. Já na ponte, a CET reduziu a velocidade de 60 km/h para 50 km/h.
Baixamos a velocidade da alça e fizemos a ciclovia pela lombada, para que pedestres e ciclistas possam fazer a travessia em segurança. Acho que foi uma solução técnica muito razoável, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
Após a última inauguração, a Prefeitura chegou a 106,5 quilômetros de malha cicloviária construída durante esta administração. A meta é chegar aos 400 quilômetros até o final de 2015.
As capitais com mais ciclovias (e por que não comemorar)
Levantamento da ONG Mobilize Brasil mostra quanto espaço as bikes têm nas principais capitais. A soma das malhas cicloviárias destas 12 cidades passa longe dos mais de 1200 km de vias que os ciclistas têm à disposição só em Berlim e Amsterdã