Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Quais são as profissões do futuro?
PROFISSÕES

Quais são as profissões do futuro?

Ana Luzia Rodrigues, Jornal Contábil - 06 de janeiro de 2022 476 Visualizações
Quais são as profissões do futuro?

Foto de Negocios creado por DCStudio - www.freepik.es

Quem não sonha com uma carreira promissora? Que valha a pena investir para poder colher bons frutos ao longo da vida? Uma profissão que ganhe muito dinheiro e satisfação pessoal? Pois bem, vamos te ajudar nesta empreitada.

Alguns especialistas em recrutamento com o objetivo de identificar as profissões que ganharão mais espaço nos próximos dez anos fizeram um levantamento e nós vamos publicar agora. Acompanhe!

Quais as áreas mais promissoras?
De acordo com uma pesquisa, as profissões mais promissoras para os 10 próximos anos pertencem às seguintes áreas:

  • Sustentabilidade;
  • Infraestrutura;
  • Saúde e Qualidade de Vida;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing e Vendas;
  • Tecnologia da Informação (TI);
  • Direito.

Quais são as profissões mais prósperas para os próximos anos?

Na área de Sustentabilidade temos as seguintes opções:

  • Gestor de Ecorrelações – Exige conhecimento técnico ambiental, de direito ambiental e facilidade em comunicação. Seu foco é o controle socioambiental e a qualidade de vida. Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia, ou Ecologia, com especializações em Marketing ou Biologia.
  • Gestor de Resíduos – Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda e energia são suas principais funções. Formação recomendada: Graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental ou Biologia.
  • Engenheiro Ambiental –O aumento da demanda por estes profissionais é certo. A preocupação com o impacto ambiental de todos os segmentos é tendência crescente. Formação recomendada: Graduação em Engenharia Ambiental.

No setor de Infraestrutura temos as opções:

  • Gestor de Operações e Logística – Os crescentes investimentos em infraestrutura, como a construção de rodovias, portos e aeroportos, têm garantido novos espaços e ótimas perspectivas a estes profissionais. Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia ou Comércio Exterior.
  • Engenheiro Civil- Os investimentos em infraestrutura acompanham o crescimento do País. Profissionais ligados ao setor da construção continuarão com empregabilidade em alta. Formação recomendada: Graduação em Engenharia Civil.
  • Engenheiro de Petróleo e Gás – Fontes de energia estão entre os recursos mais necessários ao desenvolvimento. O maior desafio destes profissionais é buscar técnicas mais eficientes de extração. Formação recomendada: Graduação em Engenharia de Petróleo.

No setor de Saúde e Qualidade de Vida as opções são:

  • Engenheiro Hospitalar – Este profissional é responsável pelos equipamentos de alta precisão, treinamentos e relacionamento com fornecedores. Formação recomendada: A Engenharia Hospitalar é um ramo da Engenharia Biomédica, um curso recente que já assumiu lugar de destaque na área.
  • Bioinformacionista – Considerado o novo profissional da área de Saúde, sua atividade profissional alia a genética ao desenvolvimento de medicamentos. Formação recomendada: Graduação em Farmácia, Medicina, Biotecnologia. Formação em Medicina e especialização em Farmácia, ou graduação em Farmácia e pós em Medicina são as combinações sugeridas.
  • Técnico em Telemedicina – O Técnico em Telemedicina deve atuar nas áreas mais remotas do Brasil, permitindo o acesso dos pacientes a diagnósticos e tratamentos, mesmo estando distantes das equipes médicas. Formação recomendada: profissão voltada a Engenheiros da Computação, Analistas de Sistemas e profissionais da Saúde.
  • Conselheiro de Aposentadoria – A missão deste profissional é auxiliar no planejamento da aposentadoria, dos pontos de vista financeiro, ocupacional e de plano de saúde. Formação recomendada: Requer conhecimentos em Administração, Contabilidade e Economia.
  • Gestor de Qualidade de Vida – O foco de sua atuação é a busca da melhoria da qualidade de vida em ambientes de trabalho, procurando garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Formação recomendada: Este profissional geralmente tem formação em Saúde. O que conta pontos é a experiência no setor de Recursos Humanos.

Na área de Recursos Humanos as opções são:

  • Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho – Alia conhecimentos em psicologia, administração e gestão de pessoas e atua com foco na educação continuada do quadro funcional de uma instituição. Formação recomendada: Graduação em Psicologia, com especialização em Administração e ênfase em Gestão de Pessoas.
  • Gestor de treinamento de varejo – É o profissional responsável pela padronização do atendimento ao cliente em redes de varejo e pelo treinamento dos funcionários que prestam este atendimento. Formação recomendada: Graduação em Administração de empresas e Recursos Humanos.

No setor de Marketing e Vendas as opções são:

  • Gestor de marketing para e-commerce – As vendas pela internet não param de crescer. Este profissional deve garantir às empresas maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento na Internet. Formação recomendada: graduação em Marketing, Publicidade, Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.
  • Gestor de inovação – A tendência é que a inovação deixe de estar ligada apenas ao desenvolvimento de novos produtos, e exerça papel fundamental na otimização de processos e redução de custos. Formação recomendada: Marketing e especialização em Pesquisa de Mercado são as principais indicações dos especialistas.

Na área de Tecnologia veja as opções:

  • Gestor de comunidade – É o profissional que gerencia o relacionamento com consumidores em redes sociais, acompanha o posicionamento da marca e da concorrência e identifica novas oportunidades no segmento. Formação recomendada: graduação em Marketing, valorizando-se a formação em Plataformas Online.
  • Especialista em cloud computing – Cargo voltado a profissionais da área de Tecnologia da Informação, responsáveis pelo gerenciamento da armazenagem de dados em nuvem. Formação recomendada: Tecnologia da Informação.
  • Gestor de Big Data – Esta função exige conhecimentos em estatística, tecnologia e matemática. O profissional deve analisar as informações recebidas pela empresa e direcioná-las aos departamentos competentes. Formação recomendada: Tecnologia da Informação, Matemática e Estatística.

E na área de Direito, as opções são:

  • Advogado societário – É o advogado especializado em operações de fusões e aquisições. Os melhores cursos nesta área são oferecidos na Inglaterra e Estados Unidos. Formação recomendada: Direito.
  • Advogado tributário – É o advogado que atua com questões de legislação e carga tributária. Tem um papel cada vez mais estratégico nas organizações, especialmente no Brasil. Formação recomendada: Direito, especialização em Direito Tributário, Economia, Ciências Contábeis.

Portanto, se você ainda não se decidiu por qual carreira seguir ou quer mudar de ramo, essas são as áreas e profissões mais promissoras. Se quer mudar radicalmente de vida, estude. Afinal, conhecimento nunca é demais. Boa sorte!