Rio inicia nova obra de mobilidade para as Olimpíadas de 2016
Lígia Souto
-
08 de dezembro de 2014
1096 Visualizações
A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou neste sábado mais um trecho da obra de implantação VLT, veículo leve sobre trilhos. O bondinho, que vai circular pelo centro da cidade, é uma das obras de mobilidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. As verbas são do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento.
O VLT vai ligar vários pontos da região central. Serão 28 quilômetros, seis linhas e 42 estações. Entre os pontos ligados pelo sistema, destacam-se a Rodoviária Novo Rio, que recebe ônibus intermunicipais e interestaduais, a Central do Brasil, principal estação ferroviária da cidade, Estação Praça 15 das Barcas e o Aeroporto Santos Dumont.
O prefeito Eduardo Paes considera a intervenção, de todas que estão acontecendo, a mais significativa.
Para esse novo trecho de obras, três das cinco pistas da Avenida Rio de Branco, uma das principais do centro da cidade, serão interditadas, entre a Avenida Presidente Vargas e a Cinelândia. Os ônibus que circulam por ali passam a trafegar pelas avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, pede que os motoristas de carros particulares evitem passar nas proximidades dessas avenidas a partir de segunda-feira.
Com a mudança, a Avenida Rio Branco passará a funcionar exclusivamente para ônibus do sistema municipal.