Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Moissanite, a alternativa ética e ecológica aos diamantes
MEIO AMBIENTE

Moissanite, a alternativa ética e ecológica aos diamantes

Por Green Savers - 18 de março de 2022 3207 Visualizações
Moissanite, a alternativa ética e ecológica aos diamantes

Há pouco tempo começamos a perceber que as consequências da utilização de diamantes são piores do que pensávamos. Por exemplo, em 2006 Leonardo DiCaprio atuou no filme Diamante de Sangue, que ajudou a despertar as pessoas sobre a utilização de crianças-soldados em zonas de conflito. Muitas pessoas perceberam pela primeira vez o verdeiro conceito de “diamantes de sangue”.

Mas as consequências dos diamantes vão além disso. As pedras brilhantes também têm um impacto terrível sobre o ambiente.

A Ohio State University, nos EUA, elaborou um relatório sobre as consequências ambientais dos diamantes, onde se incluem a erosão do solo, a desflorestação, a perda de biodiversidade, a poluição e a utilização massiva de energia.

À medida que nos tornamos mais conscientes dos custos ambientais e sociais da mineração de diamantes, começamos a perceber que precisamos de alternativas. Felizmente, existem alguns ótimos substitutos de diamantes no mercado. Um deles é a Moissanite.

A moissanite é uma ótima alternativa para compensar a destruição ambiental da mineração de diamantes, e, felizmente, estão finalmente a começar a ganhar atenção, e por um bom motivo. Tem o brilho e o glamour dos diamantes, mas custa muito menos dinheiro e não cria a mesma culpa pelos problemas ambientais associados à mineração. Nem envolve os custos horríveis da vida humana em zonas de conflito.

Moissanite vs diamante

A principal diferença entre moissanite e diamante é o preço. A moissanite é mais barata que o diamante e em bruto não se parece com um diamante. Tem uma aparência gelada com flashes de cores do arco-íris quando cortado corretamente.

Moissanite é uma das alternativas de diamante mais populares do mundo. Possui um alto brilho e tem uma dureza próxima à de um diamante. O químico vencedor do Prémio Nobel Henri Moissan descobriu a moissanite pela primeira vez em 1893 e disse que se assemelhava a “pó de diamante sob o microscópio”.

Como o moissanite difere dos diamantes

Moissanite é uma alternativa de diamante popular, ética, ecológica e acessível. Tem uma composição química diferente dos diamantes, o que faz com que brilhe mais intensamente. Assim, a pedra preciosa é um simulador de diamante criado em laboratório que é quimicamente idêntico ao diamante, mas é muito mais acessível. Como pode ser cultivado em laboratório, não envolve processos de mineração ambientalmente destrutivos. As pessoas que se opõem à desflorestação e ao uso de crianças-soldado em zonas de conflito acharão um substituto maravilhoso.

Os moissanites costumam ter o mesmo tamanho que os diamantes, e muitas pessoas as acham igualmente atraentes. A única grande diferença entre moissanite e diamante é a durabilidade. A moissanite pode riscar mais facilmente do que diamantes.

O que é moissanite?

As pedras de moissanite são de carboneto de silício, que compõe a maioria das ferramentas e abrasivos industriais. São incrivelmente duráveis ??porque são resistentes ao calor e aos ácidos, tornando-os perfeitos para o uso diário.

Moissanite é sintético, uma joia criada em laboratório que oferece uma das melhores alternativas de diamantes do mercado. Forma-se explodindo carboneto de silício.

A cor da moissanite é graduada numa escala de D a Z, com D sendo incolor e Z tendo uma tonalidade levemente amarela ou castanha. Finalmente, o peso do quilate de moissanite é de 1,0 a 3,5. Moissanite é uma excelente alternativa se estiver com orçamento limitado, pois os anéis de moissanite custam cerca de metade do preço de um anel de diamante, dependendo do tamanho.

Moissanite e diamantes são a mesma coisa?

A resposta é sim e não. Moissanite é um mineral natural descoberto pela primeira vez através do acidente de um cientista que trabalhava em 1800. Ele esmagou algumas pedras e encontrou esses cristais fantásticos e coloridos.

As pessoas aplicaram o moissanite em relógios, varetas de solda, lentes de câmaras e outros fins industriais até a década de 1960. Por muito tempo, o moissanite não estava disponível ao público.

Moissanite é o segundo mineral mais duro do mundo, perdendo apenas para o diamante. Também é mais durável do que outras pedras preciosas, por isso é menos provável que seja arranhado ou danificado. Moissanite também tem um índice de refração mais baixo do que o diamante, tornando-o a escolha perfeita para joias que parecem únicas, mas ainda impressionantes. Finalmente, a moissanite é muito melhor para o planeta e para o mundo em geral.