Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Autodesk firma acordo de cooperação técnica com a ABDI
CORPORATIVO

Autodesk firma acordo de cooperação técnica com a ABDI

Assessoria de Imprensa - 18 de março de 2022 776 Visualizações
 Autodesk firma acordo de cooperação técnica com a ABDI

São Paulo, 14 de março de 2022 - A Autodesk, empresa referência mundial em software para projetos e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), celebram um acordo de cooperação técnica para a disseminação e implementação da metodologia BIM - Modelagem da Informação da Construção, por meio de orientações técnicas e Webinars, que serão realizados em conjunto entre as parceiras.
O objetivo deste acordo é disseminar a importância dos usos do BIM, levando mais informações às empresas que já usam essa metodologia em suas obras, e engajar outras companhias e todos os participantes dos empreendimentos de edificações e infraestrutura que ainda não a adotaram.
No plano de trabalho do Termo de Cooperação Técnica assinado entre a ABDI e a Autodesk está prevista a realização de quatro eventos gratuitos para apresentar as tecnologias e os processos integrados da metodologia BIM, que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de um projeto para construção, de modo colaborativo entre todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção.

Abaixo, seguem os temas e as datas dos eventos:
24/03
- Webinar: Fundamentos de OpenBIM e da Normalização Brasileira para BIM
04/05 - Techtrack hands-on: Normalização, Interoperabilidade e IFC
18/05 -Webinar: Painel com fabricantes brasileiros
22/06 - Techtrack hands-on: Biblioteca de objetos

"Essa parceria é muito estratégica para o nosso negócio e representa o avanço do BIM no país, acompanhando uma demanda global de digitalizar a indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Estamos falando de uma tecnologia que oferece formas mais eficazes de projetar e construir, contribuindo com a criação de espaços mais inteligentes e resilientes”, afirma Sylvio Mode, presidente da Autodesk Brasil.

Para a ABDI, responsável pela administração da plataforma BIMBR que hospeda a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM), um repositório estruturado de objetos BIM no Brasil, esse acordo representa a disseminação de uma tecnologia rica em dados sobre os componentes de projetos, com modelos virtuais de uma mesma obra com elevado grau de precisão. “Com a adoção da metodologia BIM é possível melhorar a interface entre os diversos atores envolvidos (empresas, profissionais e órgãos reguladores) e ampliar a qualidade e a eficácia do controle dos múltiplos processos, com ganhos significativos comparados aos métodos tradicionais”, destaca Leonardo Santana, Analista de Produtividade e Inovação da ABDI.

Nos últimos anos, o BIM tem representado um expressivo crescimento na sua adoção e desenvolvimento, pois é uma das grandes inovações no setor para aumentar a produtividade, qualidade dos projetos e construção, além de economia. No Brasil, a Autodesk tem apoiado instituições públicas e privadas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, na adoção do BIM, contribuindo com a garantia de maior eficiência e transparência no gerenciamento de obras, desde o projeto às construções.

Desde janeiro de 2021, o BIM passou a ser mandatório em contratação de obras de infraestrutura federais, conforme o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização da metodologia na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

Para participar dos eventos gratuitamente, basta se inscrever clicando aqui.

Sobre a Autodesk

A Autodesk está mudando a forma como o mundo é projetado e feito. Nossa tecnologia abrange arquitetura, engenharia, construção, design de produto, manufatura, mídia e entretenimento, capacitando inovadores em todos os lugares para resolver grandes e pequenos desafios. De edifícios mais verdes a produtos mais inteligentes e sucessos de bilheteria mais fascinantes, o software Autodesk ajuda nossos clientes a projetar e criar um mundo melhor para todos. Para obter mais informações, visite ou siga @autodesk.

Sobre a ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é estimular a transformação digital dos negócios, com vistas para o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade. A ABDI também incentiva testes com novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A Agência é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento econômico e social do país.