Em iniciativa conjunta do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), a Unicamp promove, entre os dias 4 e 7 de junho, o Fórum Permanente Especial Desafios da Sustentabilidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário.
Em quatro dias de oficinas pedagógicas, estandes e mesas-redondas, a Universidade irá reunir especialistas para debater os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Eles estabelecem, entre outras metas, a erradicação da fome e da pobreza, a educação de qualidade, o estímulo ao uso de energia limpa e a busca pela inovação.
Ao todo, serão 21 mesas. Em 17 delas, haverá debates sobre temas diretamente ligados aos desafios a serem alcançados por uma sociedade sustentável, à luz dos Objetivos. Como informa o professor Roberto Donato da Silva Júnior, assessor do Gabinete do Reitor, as mesas serão compostas por membros da comunidade acadêmica, pesquisadores e técnicos da Unicamp e participantes de outras universidades, além de representantes da sociedade civil, dos movimentos sociais, de formuladores de políticas públicas e agentes internacionais.
“Teremos uma composição bastante variada e que pretende contribuir para uma agenda da qual a Unicamp seja protagonista”, explica. Segundo o assessor, o Fórum tem como objetivo reunir e organizar todas as iniciativas de sustentabilidade da Unicamp no campo da pesquisa, ensino, extensão e também na gestão da própria universidade.
“A intenção é apresentar a Unicamp como uma Universidade que coloca a sustentabilidade em primeiro plano”, diz Donato. “Criaremos todos os estímulos institucionais para que essas iniciativas ganhem fôlego. A partir daí, pretendemos fortalecer os laços com a sociedade, de forma que essas ações possam contribuir com tomadas de decisão, fazendo com que a Universidade contribua para os debates em torno do desenvolvimento sustentável, das 17 ODS e das questões ambientais de uma forma geral”, finalizou.
Marcelo da Cunha, assessor do Gabinete, destaca o lançamento, durante o Fórum, do Observatório da Sustentabilidade Unicamp, entidade que terá duas vertentes. Uma delas, a criação de uma plataforma de acesso a toda informação sobre sustentabilidade disponível na Universidade. A outra pretende estabelecer um espaço para o debate sobre sustentabilidade na Universidade, de forma regular e permanente. O Fórum Especial será o marco para o lançamento do Observatório.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, lembra que em 2022 comemoram-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, primeira grande reunião de chefes de estado organizada pela ONU para tratar de questões relacionadas à degradação do meio ambiente. Além disso, lembra ele, em 2022, completam-se 30 anos da Eco 92, a Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro. “A partir dessas duas reuniões, os conceitos de sustentabilidade foram disseminados pelo mundo”, afirma o pró-reitor.
Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU:
1 - Erradicação da pobreza
Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares.
2 - Fome zero e agricultura sustentável
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
3 - Saúde e Bem-Estar
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4 - Educação de qualidade
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5 - Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6 - Água potável e saneamento
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
7 - Energia limpa e acessível
Garantir o acesso a fontes de energia viáveis, sustentáveis e modernas para todos.
8 - Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
9 - Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestrutura resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10 - Redução das desigualdades
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.
11 - Cidades e comunidades sustentáveis
Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
12 - Consumo e produção responsáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
13 - Ação contra a mudança global do clima
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
14 - Vida na água
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15 - Vida terrestre
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.
16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
17 - Parcerias e meios de implementação
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)