Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tramontina Ex oferece soluções completas para proteção industrial 
CORPORATIVO

Tramontina Ex oferece soluções completas para proteção industrial 

Assessoria de Imprensa - 19 de agosto de 2022 384 Visualizações
Tramontina Ex oferece soluções completas para proteção industrial 

Fruto de um processo de nacionalização e fortes investimentos em Recursos Humanos e parque fabril, a Tramontina Ex, divisão especializada em materiais elétricos para atmosferas explosivas, vem registrando importantes índices de crescimento. Com uma gama completa de soluções com características e necessidades específicas, a empresa está preparada para atender às especificações de diferentes setores industriais, com estrutura dedicada e equipe especializada.

Em operação desde 2012, a Tramontina Ex, localizada em Carlos Barbosa (RS), ampliou seu quadro de colaboradores e sua área fabril, que, desde abril último, ocupa uma área 85% maior do que a anterior, com foco no aumento da produção e redução da importação. A medida favorece o planejamento estratégico da companhia, com foco no melhor atendimento ao mercado, que inclui indústrias química e petroquímica, refinarias, empresas de offshore, de gás, farmacêutica, alimentícia, usinas, tintas, vernizes e resinas, borracha, fertilizantes, carvão, madeira, cereais, papel e celulose, entre outros.

De acordo com André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, a nacionalização traz uma série de vantagens. “Ganhamos em competitividade, em prazo de entrega, atendimento customizado e agilidade no abastecimento”, explica. O executivo ainda ressalta que os produtos atendem às determinações das normas brasileiras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e estão em concordância com as normas internacionais IEC (International Electrotechnical Commission).

Portfólio em expansão

O portfólio de produtos é um ponto especial na reestruturação. O processo de nacionalização, que já envolveu grande parte do mix de materiais elétricos Ex, vem permitindo a renovação das soluções voltadas a ambientes sujeitos a explosão.

Entre as linhas já nacionalizadas, estão as de luminárias linear, articulada e redonda. Destacam-se as luminárias de LED LLEx Série A e LLEx R/2, apresentadas ao mercado em 2022, que são específicas para uso em zonas 2 (ambientes sujeitos a gás) e 21 e 22 (áreas com poeiras combustíveis). Os produtos têm corpo em alumínio injetado sob pressão e acabamento com pintura eletrostática a pó, na cor cinza, ampliando a sua durabilidade.

Para oferecer soluções completas, a Tramontina investiu em produtos que possuem diferentes níveis de proteção, como à prova de explosão (Ex d), segurança aumentada (Ex e) e poeiras combustíveis (Ex tb). São caixas, painéis, botoeiras, plugues e tomadas e conexões e acessórios. Complementam a linha Ex o portfólio do segmento industrial, com itens disponíveis em matérias-primas diferenciadas, como inox.

Atendimento especializado

Com equipe comercial exclusiva e representantes preparados e dedicados para atender às especificidades do mercado de produtos para atmosferas explosivas, a Tramontina Ex marca presença em todas as regiões brasileiras, com representantes nos principais mercados nacionais.

“O atendimento da Tramontina Ex é feito sob medida. Cada projeto passa por avaliação técnica e comercial e, se necessário, é analisado pela área de engenharia e demais setores necessários até sua viabilização. As peças são customizadas, segundo demanda específica, e, uma vez pronto, o produto base passa por adequações conforme sua aplicação, com a possibilidade de integração de outros materiais elétricos, para que a solução seja completa e atenda às necessidades dos clientes”, conclui Lima.

Tramontina, o prazer de fazer bonito

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 9 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.

O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 10 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.

Tudo isso é traduzido nos mais de 22 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.

É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!