Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Paredes de concreto apresentam ótimo custo benefício e competitividade
SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Paredes de concreto apresentam ótimo custo benefício e competitividade

Assessoria de imprensa Concrete Show - 19 de agosto de 2022 363 Visualizações
Paredes de concreto apresentam ótimo custo benefício e competitividade

Desde a criação da NBR 16055, em 2012, já foram contabilizadas mais de 4 milhões de construções no país que fizeram uso das paredes de concreto.
Crédito: Divulgação/Concrete Show

Desde a criação da NBR 16055 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações – Requisitos e procedimentos, em 2012, o uso de paredes de concreto ganhou maior aderência e popularidade no mercado. Em 2021, no entanto, a norma passou por uma atualização, com o objetivo de atender a projetos de prédios altos, ampliando ainda mais seu uso. Durante o Concrete Show, o engenheiro Ary Fonseca Junior, diretor da SIGNO, falou sobre o uso desta tecnologia e as vantagens competitivas que ela oferece.

“Após a publicação da norma sobre o assunto, o mercado teve uma expansão no uso de paredes de concreto. Programas públicos de habitação ajudaram a alavancar esse processo que se encontra hoje em plena popularização”, explica Junior.

Histórico do uso de paredes de concreto

Durante sua palestra, o engenheiro Paulo Francisco Graziano, sócio-diretor da Pasqua & Graziano, também abordou as vantagens da utilização de paredes de concreto. “Embora esse método tenha começado de uma forma tímida no Brasil nos anos 1970, só foi aprofundado há cerca de 15 anos. Hoje temos um sistema consolidado, que reconhece e utiliza as paredes de concreto. Esse tipo de construção dispõe de enormes vantagens competitivas, entre elas a redução de custos com outros materiais, como vigas e estribos. Também minimiza os ciclos operacionais e favorece a agilidade da obra”, destaca.

Ao longo da palestra, Junior também lembrou que os estudos para aplicação desse modelo de construção no Brasil começaram em 2006, em um esforço conjunto da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e IBTS (Instituto Brasileiro de Telas Soldadas).

Ainda segundo Junior, desde a criação da norma já foram contabilizadas mais de 4 milhões de construções no país que fizeram uso do método. “A parede de concreto é uma ótima opção para o Brasil, porque se adequa a todas as tipologias e pode ser usada em vários tipos de construções, desde casas térreas até edifícios altos”, pontua.

Vantagens do uso das paredes de concreto

Dentre as vantagens competitivas do uso do concreto em paredes, Junior destacou o custo/benefício que ajuda a potencializar ganhos de competitividade devido ao aumento da produtividade, a otimização da mão de obra, além da baixa geração de resíduos e a velocidade na execução.

Cuidados com relação ao uso de paredes de concreto

Entretanto, para alcançar um nível de excelência, Junior alerta que não é possível mais tolerar improvisos nessas obras. “É preciso tratar da industrialização da cadeia e da engenharia integrada, somente assim atingiremos a plena eficiência”, sugere.

Em seu e-book sobre logística no Sistema Parede de Concreto, Junior pontua que é preciso atentar a alguns aspectos:

– A padronização e coordenação modular eliminam as improvisações e facilitam a execução, aumentando a produtividade de execução.

– O projeto das instalações sofreu uma alteração com a exigência de manutenibilidade feita pela Norma de Desempenho (NBR 15575). Como no sistema parede de concreto a maioria das paredes é estrutural, seria impossível fazer a manutenção de instalações hidráulicas ou sanitárias embutidas. Portanto, todas as passagens hidrossanitárias devem estar localizadas em shafts externos às paredes.

– Em construções que usam paredes de concreto, o sistema funciona como uma fábrica (montagem de componentes), com diversas atividades simultâneas, que podem ser interligadas ou independentes. Ainda, os ciclos são curtos e rápidos. Por isso, o planejamento da obra e escolha dos fornecedores é fundamental para instalação de paredes de concreto. É preciso garantir entregas pontuais, para que tudo funcione bem, além de uma coordenação de atividades. O gerenciamento de estoque no canteiro de obras também é bem importante.

Na palestra de Graziano, o engenheiro também mencionou que a eficiência do sistema parede de concreto demanda arquitetos, projetistas de estruturas, de fundações e instalações com visão sistêmica e forte preocupação com modularidade e integração entre as diferentes disciplinas.

Vale lembrar que, de acordo com a norma ABNT NBR 16055, a recomendação é que o concreto autodensável seja usado nas paredes, por ser mais compatível com esta tecnologia.