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Universidade Presbiteriana Mackenzie inaugura salas de Aprendizagem Ativa da Escola de Engenharia

Assessoria de Imprensa - 28 de agosto de 2022 706 Visualizações
Universidade Presbiteriana Mackenzie inaugura salas de Aprendizagem Ativa da Escola de Engenharia

As salas de Aprendizagem Ativa contam com uma infraestrutura especial de TI que engloba duas televisões de 82 polegadas, um notebook de alta performance e monitores de 43 polegadas integrados a esses computadores.

A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), inaugurou, no dia 17 de agosto, oito novas salas de aula de Aprendizagem Ativa, no campus Higienópolis.

Os espaços contam com uma infraestrutura especial de TI que engloba duas televisões de 82 polegadas, um notebook de alta performance, capaz de trabalhar com todos os softwares de Engenharia disponíveis na Escola, e monitores de 43 polegadas integrados a esses computadores para permitir interação dos alunos em grupos de trabalhos.

“A inauguração destas salas é mais um passo da nossa Universidade investindo na formação e desenvolvimento de nossos alunos”, diz o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.

O formato em que as salas foram estabelecidas oferece aos professores a possibilidade de aplicar metodologias ativas de aprendizagem, criando atividades instrucionais capazes de engajar os estudantes a se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento, além de ser um incentivo ao trabalho em equipes, devido às múltiplas configurações de ambiente que podem ser montadas com o mobiliário, entregando um espaço com notebook e TV exclusivos para cada mesa de trabalho.

Os novos ambientes foram pensados de maneira que a construção do conhecimento seja baseada no desenvolvimento de habilidades e não apenas na transmissão de informações. "Sem dúvida, esse investimento permite que novas práticas sejam incorporadas às aulas de todos os cursos da Escola de Engenharia, pois essas novas salas ampliam as opções de atividades acadêmicas que desenvolvem o protagonismo do estudante de forma a qualificá-lo para os desafios profissionais do mercado”, conta o diretor da EE, professor Marcos Massi.

Para Maria Célia de Oliveira, professora do curso de Engenharia de Produção, além dos recursos de tecnologia, a mobilidade oferecida pela sala permitiu configurações diferentes para aumentar a interação professor/aluno e aluno/aluno, de acordo com a atividade proposta. “Por exemplo, consigo fazer o fechamento de uma atividade com parte da sala, no ambiente de arena, enquanto os demais alunos trabalham no desenvolvimento da atividade, sem que haja interferência entre os grupos”, explica ela.

A professora ainda conta que, caso surja algo importante na discussão do professor com o grupo, é possível compartilhar o material imediatamente, por meio das TVs principais da sala. “A experiência de ministrar aulas nestas salas, embora seja desafiadora, está impulsionando os professores a buscarem formas de melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, colocando em pratica os conceitos de aprendizagem ativa”, completa Maria Célia.

Entre os estudantes ouvidos nas aulas de 5º semestre de Engenharia de Produção, o clima era de empolgação e satisfação com os novos espaços, sendo comuns frases como, “achei as aulas nesta sala muito boas, pois é mais confortável e com mais liberdade para usar o ambiente”; “gostei bastante, muito dinâmica e confortável”; “achei bem diferente”.