A Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas – realizou,dia 23 de agosto, o lançamento da pedra fundamental de sua nova fábrica de telhas de fibrocimento, na cidade de Caucaia (CE). Trata-se da chegada da primeira fornecedora de fibrocimento na região. A nova fábrica tem perspectivas de estar em operação no primeiro semestre de 2023, com uma capacidade inicial de produção de aproximadamente 7 mil toneladas/mês. O investimento anunciado é de R$ 165 milhões, e a expectativa durante a construção da fábrica é da geração em torno de 100 empregos diretos e 300 empregos indiretos no pico da construção. E na fase 1 de operação da empresa, 160 empregos serão gerados diretamente.
A cerimônia marca o início das obras da nona unidade produtiva da Companhia, sendo a sexta dedicada à atividade. Além do presidente Luís Augusto Barbosa e dos diretores executivos do grupo, comparecerão a Governadora do Estado do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, do Prefeito de Caucaia, Vitor Pereira Valim, demais autoridades do Estado, diretores de entidades, clientes e representantes da região. A solenidade aconteceuna nova instalação, localizada na CE-155, SN KM 03 Distrito Industrial do Pecém.
“Com mais esta unidade na região, ampliaremos a pulverização de nossas telhas no Norte e Nordeste. Este projeto representará um ganho inicial de aproximadamente 10% em nossa capacidade instalada, hoje em 85 mil toneladas/mês”, revela Luís Augusto Barbosa, presidente da Eternit.
O espaço projetado da fábrica é de 14.000 m² de área construída, que permitirá a implementação de um segundo maquinário, a ser estudado conforme a demanda do mercado, aumentando a capacidade de produção de telhas de fibrocimento para até 14 mil toneladas/mês. A área total de terreno planejado da fábrica é de 108.000 m² em um terreno total de 280.000 m².