Imagem: A "Rosa da Sustentabilidade" mostra o grau de impacto do projeto em cada um dos Objetivos de Sustentabilidade
Metodologia identifica os principais aspectos sustentáveis de um projeto e sua aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
A Pöyry, empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria, apresenta um novo serviço de consultoria para dar suporte às iniciativas de sustentabilidade de seus clientes. O Sustainability Scanning, metodologia desenvolvida globalmente pela Pöyry, identifica os principais aspectos sustentáveis de um projeto de engenharia e a sua aderência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da (ODS) da ONU.
“O desenvolvimento sustentável exige uma visão holística e as empresas precisam lidar com uma ampla gama de aspectos ambientais, econômicos e sociais de suas próprias operações, da cadeia de suprimentos e do ecossistema ao qual estão inseridos. Por meio do Sustainabilty Scanning, avaliamos o grau de aderência dos projetos a cada um dos ODS, a fim de identificar as prioridades e os planos de ação a serem adotados”, conta Rafael Favery, Head de Sustentabilidade da Pöyry.
Para essa análise, uma equipe multidisciplinar, com grande expertise em sustentabilidade, avalia as metas de cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua aderência ao projeto em análise.
Os resultados são apresentados graficamente, por meio da “Rosa da Sustentabilidade”, que mostra o grau de impacto do projeto em cada um dos Objetivos de Sustentabilidade, permitindo visualizar as áreas que demandam maior atenção e que necessitam de melhorias, com vista à elaboração de um plano de ação e o estabelecimento de métricas e relatórios de acompanhamento da evolução da sustentabilidade de maneira sistemática.