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Investidores planejam ferrovia e porto de R$ 16 bi no Pará

Reuters - 24 de março de 2015 1537 Visualizações
 Investidores planejam ferrovia e porto de R$ 16 bi no Pará
- Investidores estrangeiros planejam a construção de uma ferrovia de 1,2 mil quilômetros no Pará e de um grande porto no nordeste do Estado para escoar minerais e produtos agrícolas, em uma obra de R$ 16 bilhões, disseram o governo estadual e a empresa responsável pelo projeto.
A ferrovia estadual, que deverá ser uma concessão privada, seguiria um traçado paralelo ao trecho norte nunca finalizado da Ferrovia Norte-Sul, de concessão federal. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeme) concedeu à Pavan Engenharia, de São Paulo, autorização para realizar estudos preparatórios que demonstrem a viabilidade da ferrovia ligando sul e sudeste do Pará até o litoral nordeste do estado.
 
Fepasa
A futura estrada de ferro, já batizada de Fepasa, deverá ligar áreas de extração de minerais e de produção agrícola a um porto a ser construído no município de Colares, ao norte de Belém, passando pelo porto de Vila do Conde, em Barcarena. Os investimentos privados previstos para a ferrovia são de R$ 8 bilhões, mais R$ 6 bilhões para o porto e outros R$ 2 bilhões para a construção de um condomínio industrial próximo ao porto. Tem já investidores chineses interessados, alemães, porque está todo mundo atrás de infraestrutura, disse o diretor da Pavan Engenharia, Renato Pavan.
A empresa é responsável pelos estudos e pelo contato com investidores. A região de Colares foi escolhida porque tem calado natural profundo, permitindo a atracação de navios de grande porte que atualmente não conseguem acessar terminais em Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Quando a ferrovia paraense estiver pronta, ela poderá se ligar à ferrovia Norte-Sul, como acontece no Paraná, onde a ferrovia estadual se liga com a federal. Uma pode complementar a outra, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Adnan Demachki.
Segundo o governo do estado, a expectativa é que já no primeiro ano de funcionamento da ferrovia a demanda será de quase 30 milhões de toneladas, principalmente minérios e grãos, com o volume subindo para 48 milhões de toneladas anuais em cinco anos.
 
Setor portuário
No setor portuário, a Secretaria Especial de Portos informou no Diário Oficial da União (DOU) que abrirá no dia 2 de abril, consulta pública sobre o modelo de concessão de dragagem nos portos organizados. Na data, serão disponibilizados ao público documentos com os aspectos técnicos básicos do modelo e questões para discussão. As contribuições devem ser enviadas até 19 de abril.