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Prefeitura de Goiânia lança as obras do BRT

G1 GO - 24 de março de 2015 1690 Visualizações
Prefeitura de Goiânia lança as obras do BRT
A Prefeitura de Goiânia lançou na tarde desta quinta-feira (19) as obras do Bus Rapid Transit (BRT), o corredor exclusivo para ônibus, que ligará as regiões norte e sul da capital. A solenidade de assinatura da ordem de serviço com o consórcio vencedor, formado pelas empresas Isolux, EPC e WVG, contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Dilma subiu ao palco junto com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT),  o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e o Ministro-chefe de Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), entre outros políticos. Durante a cerimônia, Dilma ressaltou que é uma honra assinar a ordem de serviço.
Eu e o prefeito Paulo Garcia conseguimos colocar esse projeto em andamento. De fato, ele mudará o transporte público da cidade. O BRT será um dos principais meios de garantir a qualidade de vida da população, que vai ganhar tempo para realizar outras atividades, afirmou.
Goiânia é uma das maiores cidades do país e precisa enfrentar muitos desafios. A iniciativa do prefeito com o BRT está colocando a capital no rumo do desenvolvimento e da mobilidade urbana, ressaltou a presidente.
O prefeito Paulo Garcia ressaltou que a parceria da administração com o governo federal possibilitou as obras do corredor exclusivo. O BRT foi anunciado em um momento em que a população mostrava seu anseio por melhorias nos serviços públicos, entre eles o transporte. Foi um dos meus compromissos com a população e é resultado da nossa parceria com o governo federal, principalmente com a presidente Dilma, disse em seu discurso.
O governador Marconi Perillo também agradeceu a presidente e disse, embora pertença a um partido de oposição, não faz oposição a ela. O tucano falou da relevância do BRT e de outras outras obras custeadas em Goiás pelo governo federal. É um investimento muito importante para o nosso estado e para Goiânia. Vai mudar a realidade da população. Agradeço também pelo investimento na Ferrovia Norte-Sul, na BR-060, que liga Goiânia a Jataí, e pela parceria na área de habitação, afirmou.

Investimentos
Orçadas em R$ 340 milhões, as obras devem ser iniciadas em 30 dias, contados a partir desta quinta-feira, e terão duração de 20 meses, segundo o coordenador do BRT na prefeitura, Ubirajara Abud.
Do total de investimentos, R$ 210 milhões foram repassados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, do governo federal, e os outros R$ 130 milhões serão custeados pela prefeitura. A administração ainda não informou se possui todos os recursos.
Inicialmente a obra foi orçada em R$ 240 milhões. Segundo a prefeitura, o acréscimo de R$ 100 milhões aconteceu em função dos custos com desapropriação de 65 imóveis, com serviços de supervisão da obra e de serviços de tecnologia da informação, que não estavam previstos.
 
Corredor exclusivo
O BRT terá 21,8 km de extensão e deve atender pelo menos 148 bairros da capital e de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Serão 93 ônibus trafegando em quatro linhas, sendo 28 veículos articulados e 65 convencionais. A expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas usem o transporte diariamente, sendo 15 mil no horário de pico.
O novo sistema ligará as regiões noroeste (Terminal Recanto do Bosque) e sudoeste (no terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida de Goiânia). Entre as vias que estão entre o trajeto estão a Avenida Rio Verde, Avenida 4ª Radial, Avenida Goiás, Avenida Lúcio Rebelo, Rua Oriente, entre outras.
Neste percurso, estão previstas as construções de trechos com corredores preferenciais para os ônibus e seis terminais. Para isso, algumas alterações serão necessárias no trânsito da capital, como a proibição de estacionamento ao longo de toda a Avenida Goiás e a duplicação da Avenida Rio Verde até a Avenida 4ª Radial.
De acordo com a prefeitura, um dos diferenciais do projeto para o sistema que já está em funcionamento na capital é o aumento da velocidade, já que os coletivos passaram da média de 14 km/h para 28 km/h. Para isso, serão eliminados alguns semáforos e  pontos de cruzamentos com veículos.