O ensino a distância e os desafios da qualificação da mão de obra no setor da construção civil
-
24 de março de 2015
1278 Visualizações
A qualificação técnica da mão de obra no setor da construção tem enfrentado inúmeros problemas. A formação acadêmica dos engenheiros e dos demais profissionais que atuam nos canteiros, predominantemente teórica, não provém todos os recursos e conhecimentos práticos indispensáveis para enfrentar o cotidiano das obras espalhadas por todo o Brasil. Com a escassez de profissionais, engenheiros recém-formados são lançados diretamente nas frentes de trabalho sem um período para adaptação e absorção de procedimentos e métodos práticos. Além disso, as inovações tecnológicas, cada vez mais frequentes, requerem atualizações constantes de conhecimento. O cumprimento de metas e as pesadas rotinas não permitem que esses profissionais passem por programas presenciais de ensino, que exigem deslocamento e tempo, recurso hoje tão escasso. Diante desse cenário, um grupo de empresários de São Paulo desenvolveu uma solução eficiente para levar qualificação para os profissionais que atuam nas obras de edificação e de infraestrutura: um portal de ensino a distância, o Academia da Obra.
“Os engenheiros precisam de agilidade, informações atualizadas que possam acessar em qualquer lugar, e em formato amigável. O ensino a distância é uma ótima solução, pois além de estar disponível a qualquer hora e onde quer que o profissional esteja, incorpora elementos lúdicos que facilitam a retenção do conhecimento”, comenta Martha Castello, diretora do portal.
O portal está lançando dois cursos: Alvenaria Estrutural com blocos de concreto, e Sistemas de Fôrmas e Escoramentos para estruturas de concreto. São cursos que complementam o ensino técnico formal na medida em que apresentam, numa plataforma integrada e amigável, a teoria e a prática em aulas teóricas e vídeos explicativos.
O curso de Alvenaria Estrutural com blocos de concreto, desenvolvido em parceria com a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), tem como objetivo formar multiplicadores que posteriormente poderão montar e supervisionar equipes de aplicação do sistema construtivo.
O curso de Fôrmas e Escoramentos para estruturas de concreto, desenvolvido em parceria com a empresa SH Fôrmas e Escoramentos, visa introduzir os principais conceitos do subsistema, apresentando todos os equipamentos disponíveis no Brasil, suas principais aplicações e modelos de decisão, para que assim o aluno possa optar entre eles.
O ensino à distância é uma ferramenta que pode ser usada pelas empresas para treinar internamente suas próprias equipes, sendo possível desenvolver cursos específicos para produtos, sistemas construtivos e procedimentos de obras, com supervisão e suporte técnico especializado. As empresas parceiras do Academia da Obra podem disponibilizar os cursos para todos os seus colaboradores e clientes, valendo-se das muitas vantagens do ensino a distância, entre elas poder, com um único instrutor, abranger um número ilimitado de alunos, permitindo ainda que cada equipe acesse os cursos nos horários de sua maior comodidade e em qualquer lugar que haja um computador com acesso à internet. O portal também pode hospedar e divulgar cursos já existentes, oferecendo-os para toda sua base de mais de 150 mil profissionais.
O Academia da Obra conta com o apoio da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, do SINAENCO – Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, e do ENGENHARIA COMPARTILHADA. Mais informações www.academiadaobra.com.br