Em uma ponta, aumentar a conversão de prospects, diminuir custos e tempo de vendas, montar equipes comerciais de maneira estratégica, receber um planejamento 360 de comunicação e fidelizar clientes pela experiência. Na outra, ter à disposição uma equipe de prestadores de serviço personalizada e, ainda, ganhar créditos que podem ser atualizados até para abater parcelas de financiamentos. O “combo dos sonhos”, que satisfaz tanto empresa quanto o consumidor, que parece de difícil alcance, tornou-se realidade nas mãos da Hagens, especializada em inovação e marketing baseados em tecnologia e ciência de dados.
A Hagens, focada no desenvolvimento de projetos de transformação digital, mostrou que isso é possível ao aprimorar o modelo de negócios da HM Engenharia. A virada da marca começou com um reposicionamento de conceito em 2018, de “A Construtora do Brasil” para “Projetos que constroem histórias”. "O que pode parecer apenas uma frase conceitual para mostrar a verdadeira orientação da HM, tem na verdade reflexos em todos os nossos públicos de interesse, internos e externos. Este foi o start para uma série de evoluções, que nos prepararam para os passos que estamos dando agora: de uma empresa que projeta e constrói casas e apartamentos para a marca admirada que está ao seu lado para construção de lares." explica José Alves Neto, sócio e cofundador da Hagens.
A próxima etapa foi a elaboração da arquitetura de marca para a plataforma de produtos e comunicação. "Entendemos que não apenas os produtos, [empreendimentos] oferecidos precisavam ter uma inteligência, mas o modo de apresentá-los e vendê-los, também", explica Neto. Utilizando-se de sua expertise tecnológica e aproveitando dos recursos e soluções inovadoras de seu parceiro de negócio Infobip (plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem), a Hagens criou uma plataforma digital capaz de otimizar captação de leads e conversão de vendas, batizada de EME, que ajudou a construtora a aumentar em 4,2 vezes sua conversão de leads, fazendo-a atingir suas metas estabelecidas para 2021 em apenas nove meses. Além do aumento na conversão, a plataforma ainda registrou diminuição do custo de venda em 51% e do tempo de negociação: de 36 para somente 7 dias, identificando, no menor tempo possível, a persona e seu potencial de compra do imóvel. Tudo por meio da automatização da comunicação, utilizando um perfil oficial e licenciado do WhatsApp integrado à tecnologia de chatbot da Infobip. “Neste caso, a inteligência ajuda a preparar o prospect com todo tipo de informação possível para que ele entenda os produtos aos quais pode investir e, em contrapartida, entregamos todos os dados para a HM em um mapeamento de jornada, para que ela passe a conhecer seus possíveis futuros clientes”, diz Leo Del Castillo, sócio e cofundador da Hagens.
E, já em 2022, entendendo a evolução do mercado, cada vez mais tecnológico, a Hagens desenvolveu o ecossistema Estelar, que conecta o proprietário do imóvel a uma rede de serviços especializados, com prestadores chancelados e preparados para atender às demandas solicitadas. Assim, a HM, por um lado deixa de vender “apenas” produtos, para também oferecer serviços, atendendo à missão de “construir um lar”, e, por outro lado, gera também oportunidades de trabalho.
“Este projeto com a HM envolve todos os pilares que trabalhamos na Hagens. Conseguimos trazer um serviço inovador de qualificação de leads, com a EME, e agora, damos um passo além e construímos um ecossistema, englobando a empresa, os proprietários e toda uma comunidade, trazendo facilidades e fidelidade de todas as partes. Entendemos que era uma oportunidade, uma vez que a relação entre um comprador e uma construtora é de pelo menos dez anos”, diz Leo Del Castillo, sócio e cofundador da Hagens.
Mais do que simplesmente criar essa rede, a Estelar também traz novas possibilidades de negócios. Em parceria com a Dotz, programa de relacionamento que possui 120 mil usuários ativos, gerará pontos que poderão ser utilizados na contratação de serviços, na compra de móveis, decoração, utensílios domésticos ou, ainda, na redução do valor da parcela do imóvel ou em um upgrade, caso deseje se mudar para outro empreendimento da HM. Para reunir esses pontos, o usuário pode indicar um imóvel HM a um amigo ou familiar, contratar algum fornecedor listado na plataforma e ou adquirir produtos de empresas parceiras da Dotz. “O usuário vai à padaria, supermercado, pontua, gera créditos e, acumulando, pode mudar a decoração, ter um serviço gratuito, com um dos prestadores chancelados. Também há a possibilidade de fazer compras no marketplace da ferramenta, são muitas opções”, complementa Del Castillo.
Atualmente com um banco de 30 mil usuários, Hagens e HM têm como meta atingir os 100 mil em até quatro anos, oferecendo os serviços também para o público geral. Para dar sequência ao projeto, a Hagens ainda planejou toda a comunicação publicitária e digital da construtora. “Brincamos que essa parte é apenas a ‘cereja do bolo’, mas de um bolo enorme, capaz de mudar a vida tanto da construtora quanto dos clientes”, conclui Del Castillo.