Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Obras famosas construídas com concreto pré-fabricado
ARQUITETURA

Obras famosas construídas com concreto pré-fabricado

Publicado originalmente no portal da Permacast - 14 de fevereiro de 2023 496 Visualizações
Obras famosas construídas com concreto pré-fabricado

Ópera de Sydney, Austrália

O concreto pré-moldado é mais do que uma solução de construção eficiente e durável, é uma forma de expressãp artística. Arquitetos e artistas recorreram ao concreto inúmeras vezes para criar algumas de suas estruturas mais significativas, e com o pré-moldado desempenhando um papel importante nessas criações. Convidamos os leitores do EC a observar dois edifícios icônicos que mostram mais do que apenas a força duradoura do material, a criatividade arquitetônica que esse sistema construtivo permite.

Um dos edifícios mais famosos de todos os tempos foi projetado por Jørn Utzon, um arquiteto dinamarquês cujo projeto lhe rendeu o direito de fazê-lo em 1957. Não foi concluído até 1973, estreando suas “velas ondulantes” no horizonte de Sydney. A equipe de Utzon levou quatro anos apenas para descobrir uma maneira de construir essas velas distintas, mas eles finalmente se estabeleceram em um sistema complexo de elementos pré-moldados. O grupo essencialmente refinou o processo de moldagem tão integral ao pré-moldado, criando um conjunto de nervuras que poderia fornecer a base para as conchas arqueadas, que foram construídas em cima de pedestais. Apenas um pedaço do telhado foi lançado no lugar; o resto? Pré-moldado. Este projeto expressionista moderno é agora um Patrimônio Mundial da UNESCO e continua sendo uma das estruturas mais reconhecidas do mundo.

Palazzo Itália, Milão

O intricado exterior em forma de papel deste edifício intrigante é mais um exemplo impressionante do que o pré-moldado pode fazer. Como a única estrutura permanente da Expo Mundial da Itália em 2015, o Palazzo tem 35 metros de altura e seu exterior é feito de 700 painéis pré-moldados. Você pode não esperar que o concreto pareça tão delicado ou funcione bem como um elemento arquitetônico em camadas, mas este edifício prova o contrário. O próprio concreto é adequado para esse tipo de efeito intrincado e inclui um composto fotocatalítico que, quando ativado pela luz ultravioleta, ajuda a quebrar os poluentes. Basicamente, essa estrutura de concreto pré-moldado pode se limpar sozinha.