A geologia está presente a todo momento em nosso dia a dia. Desde o momento em que acordamos, seja ao ligar a luz, ao usar o banheiro, ao dirigir por uma rodovia, enquanto usamos o celular, até quando vamos dormir, uma vez que os elementos e minerais presentes em aparelhos eletrônicos e em construções civis passam pela análise de geólogos.
Além do estudo de rochas e minerais, os geólogos são capazes de analisar as relações do ser humano com o meio ambiente. É papel dos profissionais a realização de estudos para verificar a possibilidade de construção de rodovias, prédios, túneis e o impacto que elas podem trazer ao solo a curto e longo prazo. Para atuar em Santa Catarina, geólogos precisam estar devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia –CREA-SC.
Além disso, os profissionais são cruciais na realização de pesquisas e análises de solos a fim de prevenir e evitar que desastres como desmoronamentos e deslizamentos aconteçam. Edes Nascimento, geólogo e presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Santa Catarina (AGESC) explica que um dos trabalhos do geólogo é preventivo, como a realização de mapeamento de encostas e acidentes urbanos: “Tudo passa pela geologia”, destaca.
“O geólogo também é responsável por fazer o mapeamento da pluviometria. O estudo do profissional servirá para alertar às autoridades responsáveis e a população sobre os riscos que determinada encosta pode trazer”. Edes pontua que a geologia pode ser mais importante ou menos importante, na medida em que a sociedade perceba que desastres e acidentes naturais podem ser evitados.
Os geólogos ainda podem atuar na exploração do petróleo e de minerais. Além de também serem responsáveis pela análise de fósseis que podem fornecer informações importantes sobre a evolução da humanidade.