Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias NFTs são garantias de cotas na Usina de Energia Solar Lapinha
TECNOLOGIA

NFTs são garantias de cotas na Usina de Energia Solar Lapinha

Assessoria de Imprensa - 10 de março de 2023 457 Visualizações
NFTs são garantias de cotas na Usina de Energia Solar Lapinha

Image by starline on Freepik

Propósito de investimento coletivo 100% online é financiar a construção do Parque Solar Lapinha, em Minas Gerais. Projeto estará disponível em março deste ano.
A tokenização do Parque Solar Lapinha, usina de energia solar em Minas Gerais, será por meio de investimento coletivo e vai garantir cotas societárias vitalícias aos apoiadores do projeto. Isso será possível por meio da comercialização de tokens não fungíveis (NFTs).

O processo é 100% online, usando um contrato inteligente que assegura o faturamento dos compradores dos NFTs. Só é necessário pagar uma única vez pelo ativo digital, que representa parte de um ativo físico. Neste caso, o Parque Solar Lapinha.

O investimento coletivo é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assim como a própria tokenização.

As vendas dos NFTs do Parque Solar Lapinha começam em março, no próximo mês. O valor do primeiro lote estará abaixo de R$ 1 mil, uma boa oportunidade para quem busca renda recorrente e formação de patrimônio.

A usina fotovoltaica, que terá potencial de geração elétrica de 1.4 Megawatts, fica no município de Sete Lagoas, uma das regiões de maior incidência solar do Brasil.

Qual é o propósito do projeto?

A KLA Invest, gestora de recursos especialista na tokenização de empresas, em parceria com a equipe do Parque Solar Lapinha, pretende levantar o valor necessário para a aceleração da construção de toda a estrutura do negócio, que já teve início.

A Solar Mine, empresa de soluções energéticas fundada em 2017 e com mais de 100 projetos entregues, é sócia investidora e parceira da KLA Invest no projeto.

O faturamento repassado aos investidores representará 25% do total da usina, localizada em uma área de 2 hectares e a apenas 79 km de Belo Horizonte, com Taxa Interna Média de Retorno já a partir do primeiro ano.

O idealizador do Parque Solar Lapinha, Davi Souza, coloca que a energia fotovoltaica é economicamente plena e por isso a Taxa Interna Média de Retorno é praticamente imediata.

"O investimento nesse tipo de energia é a garantia de geração de energia limpa, renovável e lucrativa para seus investidores no médio e longo prazo", justifica.

Ele acrescenta que é importante dar oportunidade a outros investidores e a tokenização dá abertura para isso acontecer.

"Ter um parceiro como a KLA na frente da tokenização é uma inovação em um projeto bem estruturado e preparado para o novo. Além de viabilizar, entra a expertise em gestão financeira e de patrimônio para alavancar", explica.

Dentre os benefícios de aderir ao projeto, estão a ausência de custodiante ou depositante e que todo NFT pode ser livremente negociado pelo seu proprietário. Todos os tokens estão devidamente registrados na Blockchain.

Há uma tiragem limitada de NFTs, sequencialmente numerados. Uma vez vendidos todos os NFTs do projeto, nenhum outro NFT igual poderá ser criado e/ou comercializado.

A KLA Invest ficará à frente da administração de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) e atualizará todos os envolvidos com relatórios de andamento da obra e também de faturamento geral.

O valor arrecadado com a venda dos NFTs será depositado em uma conta da KLA, bloqueada para movimentação até o término do período de vendas.

Uma vez arrecadado o valor, ele será disponibilizado ao Parque Solar Lapinha para dar continuidade ao processo de construção.

A remuneração será paga trimestralmente, após período de implantação, em função do resultado líquido da Sociedade Investidora e da participação de cada investidor.