Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CONEXPO: Automação e robótica aplicadas na construção
EQUIPAMENTOS

CONEXPO: Automação e robótica aplicadas na construção

Por Charles Rathmann - 15 de março de 2023 371 Visualizações
CONEXPO: Automação e robótica aplicadas na construção

A CONEXPO-CON/AGG 2023 está dominada fabricantes expondo equipamentos, mais do que apresentação de tecnologias de construção, mas a tecnologia digital está se tornando cada vez mais central para os equipamentos de construção à medida que novos equipamentos robóticos chegam ao mercado e as classes de equipamentos existentes aproveitam a automação do fabricante original do equipamento (OEM) e fornecedores de pós-venda.

Fornecedores de produtos de controle de máquinas por GPS participam com três grandes marcas, Trimble (estande #W41522), Leica (estande #N12325) e Topcon (estande #W43445), capazes de abordar vários tipos de controle de nivelamento e compactação para pavimentação, terraplenagem de compactação e outros casos de uso de equipamentos pesados.

A Trimble lançou um produto adequado para operações menores e mais econômica. Em uma declaração de fevereiro de 2023, a Trimble anunciou “uma nova solução de orientação de máquina projetada para ser versátil, portátil e fácil de usar”.

Isso pode ocorrer em um momento oportuno, devido a alguns dos concorrentes emergentes que também estarão expondo.

Fornecedores estreantes apresentam tecnologias para controle de máquinas de construção

Unicontrol, (Stand #W44331)

A Unicontrol lançou o Unicontrol3D, uma ferramenta interativa direta de guia lateral para facilitar a escavação. Em um briefing de março de 2022 com a ForConstructionPros, o diretor comercial da Unicontrol, Ehsanullah Ekhlas, descreveu como a empresa está oferecendo uma abordagem centrada em software que torna o uso de escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras mais intuitivo, colocando a tecnologia nas mãos até mesmo do menor empreiteiro e potencialmente tornando equipamentos de aluguel mais fáceis de usar.

Embora as tecnologias de escavadeira dominantes se concentrem na automação da operação de componentes, incluindo o braço, o braço da caçamba, o cilindro da caçamba e a engrenagem giratória que controla a torre - além do movimento para frente do próprio veículo - a Unicontrol está focada em melhorar a eficácia e a eficiência do operador, eliminando a necessidade de agrimensores do local porque o operador pode ver o plano do projeto sobreposto e representado em uma tela na cabine.

O Unicontrol3D permite que empresas ou proprietários-operadores individuais explorem com mais eficiência e coletem informações de produtividade para faturamento sem gastar muito dinheiro necessário para a automação.

“Estamos procurando empresas que já possam estar vendendo soluções de automação de nossos concorrentes”, disse Rich Hilliker, diretor da Unicontrol para os Estados Unidos e América do Norte. “Essas pessoas estão lidando com esses produtos, sabem o que estão fazendo e querem algo a mais para oferecer ao mercado.”

A Built Robotics (Booth # D1342) tem comercializado seu Exosystem, que equipa escavadeiras de médio porte de vários OEMs para operação autônoma. Ele inclui um compartimento para todos os climas, radar de proximidade, câmeras 360°, GPS e um computador refrigerado a líquido.

A empresa tem uma parceria com a Sunstate Equipment para colocar escavadeiras automatizadas em sua linha de locação para operações como abertura de valas para fazendas solares, à medida que o exoesqueleto amadurece em mais de um walk-up-and- usar tecnologia.

Na CONEXO—CON/AGG 2023, a Built Robotics anunciou novos produtos que, segundo fontes da empresa, podem ou não se concentrar na indústria de concreto. Em janeiro de 2023, eles anunciaram a aquisição da Roin Technologies e o IP por trás de sua espátula de concreto automatizada. A médio prazo, a Roin IP e a liderança em tecnologia especializada que entraram no acordo podem ajudar a tornar os produtos Exoskeleton mais rápidos e com melhor desempenho.

Outros fornecedores de controle de máquinas também participaram entre eles Kiwitron (estande nº S5130), Moog Construction (estande nº D2739), Stonex Machine Control (estande nº W44173) e Teleo (estande nº D3801). Enquanto isso, a Quantum Land Design (Estande #W43207) apresentou tecnologia para converter planos 2D e 3D em modelos 3D que podem ser usados por soluções de controle de máquinas como as da Topcon, Trimble, Leica, Carlson e Hemisphere.

One Trick Pony Construção Robótica

Enquanto alguns fornecedores se concentram em adicionar automação a equipamentos de construção comumente usados, outros trouxeram para o mercado robôs que automatizam tarefas específicas executadas em volume.

A Brokk (Estande #C20349) apresenta sua linha de robôs de demolição e hidrodemolição, acessórios e lanças de pedestal.

Os constrututores que utilizam aço estrutural em projetos de infraestrutura puderam visitar a Advanced Construction Robotics (estande nº N10723) para saber mais sobre o robô de amarração de vergalhões TyBOT e o IronBOT. TyBOT é um robô montado em pórtico que pode operar em um trilho entre 9,5 pés e 100 pés de largura. Ele é alimentado por um gerador Cummins Onan que pode funcionar continuamente por 12 horas sem reabastecimento, usando um fio de encaixe simples revestido de poliamida 16,5 AWG para completar até 1.100 amarras por hora. O TyBOT requer uma altura mínima de cadeira de barra de uma polegada e pode amarrar barras com interseções tão pequenas quanto 3 por 3 polegadas. Ele pode acomodar até vergalhões nº 8 ou nº 9 e, embora não tenha sido usado em vergalhões reforçados com fibras no campo, os testes com esse material foram bem-sucedidos, de acordo com a empresa. Embora o TyBOT tenha se mostrado confiável em projetos, permitindo equipes menores e conclusão mais rápida, os ganhos de produtividade podem aumentar ainda mais com a adição do IronBOT, que automatiza a árdua tarefa de levantar e colocar uma carga de até 5.000 libras de vergalhões transversais e longitudinais.

Empreiteiros e entidades municipais que realizam inspeções de tubulações de esgoto podem visitar a Pipe Trekker (Stand #D4108), que lançará uma nova geração de seus minipipe crawlers e tablet controller na CONEXPO-CON/AGG. O software integrado do Pipe Trekker grava vídeos e fotos em um controlador portátil à prova de intempéries. Para inspeções que exigem mais dados, você pode integrar facilmente com vários fornecedores de software, como WinCan para relatórios codificados, mapeamento GIS e detecção de defeitos habilitada por IA.