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Quatro escavadeiras Link-Belt trabalham na construção da maior ponte rodoviária do Chile

Assessoria de Imprensa - 16 de março de 2023 414 Visualizações
Quatro escavadeiras Link-Belt trabalham na construção da maior ponte rodoviária do Chile

Quatro escavadeiras Link-Belt 210X3E operam na construção da maior ponte rodoviária do Chile, na região de Gran Concepcción, que congrega 10 cidades e intensa atividade portuária. O distribuidor Link-Belt no país, Lucasmaq, é o responsável pelas vendas e pelo pós-vendas junto à Verar Transporte y Maquinarias. A ponte em construção está localizada sobre o rio Bío-Bío, entre Hualpén e San Pedro de la Paz, a cerca de 500 quilômetros da capital, Santiago. O objetivo da obra é distribuir o fluxo de veículos de passeio e de carga com outras três pontes já existentes na região.

Denominada Ponte Industrial, ela será a mais extensa do Chile, até o momento. “É a maior ponte construída sobre o rio Bío-Bío, o mais largo do Chile, com aproximadamente 2,5 quilômetros de uma margem a outra. O desafio dessa operação está relacionado à extensão da obra com a construção de duas faixas para o tráfego de veículos”, explica o gerente comercial da Verar Transporte y Maquinarias, Francisco Javier Vera Ruiz.

Quando concluída, a ponte vai melhorar a conexão com as estradas da Província de Arauco, que fazem ligação com Gran Concepción e os seus portos, conforme o gerente comercial da empresa. “Ela permitirá o escoamento de diversos produtos florestais, que passam pelo porto San Vicente, em Talcahuano, e o porto de Lirquén, em Penco. Além da melhoria na conexão, haverá impacto na qualidade de vida das pessoas que vivem ao sul de Gran Concepción, em localidades como San Pedro de la Paz, Coronel, Lota, Arauco, entre outras”, complementa Ruiz ao explicar que a nova estrutura vai reduzir o fluxo de caminhões nos centros urbanos.

Atualmente, a obra está em fase intermediária, com a construção de acessos, rotatórias e da fundação, acumulando as vigas para a montagem sobre as fundações. A obra começou em novembro de 2020 e a previsão de conclusão é no segundo semestre de 2024