Bruno Ribeiro , do Portal Metropoles
São Paulo –O fundo de investimentos Via Appia venceu o leilão da gestãoTarcísio de Freitas(Republicanos) para concluir as obras do Trecho Norte do Rodoanel e para operação das novas pistas. As obras devem ser retomadas ainda neste semestre, segundo o governo do Estado. O consórcio foi representado no leilão, ocorrido nesta terça-feira (14/3) na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, pela corretora Sita.
“A previsão é que as obras do Trecho Norte estejam concluídas até julho de 2026”, disse o governador, que chegou a fazer cair o letreiro com símbolo da B3 no balcão, no momento de bater o martelo e anunciar o resultado do leilão. “(Este leilão) é começar com o pé direito. É bom para a equipe ganhar confiança”, afirmou.
Quatro grupos apresentaram propostas e a Via Appia disputou uma segunda etapa do leilão contra um consórcio representado pela Necon Investimentos. Venceria a disputa, na fase 1 do leilão, quem apresentasse maior desconto no valor que o governo teria de repassar anualmente à nova concessionária, estimado em R$ 51,4 milhões. As duas haviam proposto 100% de desconto.
A Via Appia venceu porque deu um desconto de 21,3% na previsão de aporte que o Estado teria de repassar para auxiliar na conclusão da empreitada, estimado originalmente em R$ 1,4 bilhão. A Necon ofereceu 5%. Além delas, a Acciona, empresa de infraestrutura que constrói a Linha 6-Laranja do Metrô, e um consórcio liderado pelo Banco Mercantil também apresentaram propostas.
A previsão é que o retorno das obras gere 15 mil empregos diretos. De acordo com estimativas do governo, o Trecho Norte terá capacidade de retirar 18 mil caminhões do trânsito da capital por dia, com impactos mais sentidos na Marginal do Tietê e na área urbana da Rodovia Presidente Dutra.
O leilão é a primeira concessão de equipamentos públicos realizada pelo governador, que havia prometido destravar o retorno das obras do Rodoanel dentro de seus 100 primeiros dias de mandato.
Obras
O edital do leilão, elaborado pela gestão Rodrigo Garcia (PSDB), prevê que a concessionária poderá cobrar pedágio de R$ 0,16 por cada um dos 44 quilômetros da rodovia, o que daria uma tarifa de R$ 7,04 para o veículo que cruzar a pista toda.
As obras do Trecho Norte do Rodoanelestão paralisadas desde 2018 e já custaram R$ 8,4 bilhões, em valores corrigidos pela inflação.
Ainda faltam serem executadas 14% das obras civis do empreendimento, segundo uma auditoria encomendada aoInstituto de Pesquisas Tecnológicas(IPT). Esse estudo apontou que 1.291 falhas nos serviços já finalizados precisarão ser corrigidas; 59 delas podem trazer risco à segurança das pistas caso não sejam sanadas.
Na lista de concessões prioritárias de Tarcísio, estão ainda a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae). Tarcísio tenta ainda viabilizar a privatização do Porto de Santos, desenhada enquanto ele era ministro da Infraestrutura deJair Bolsonaro(PL), mas que depende de decisão do governoLuiz Inácio Lula da Silva(PT).