Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Enchentes no Brasil: impactos do descarte incorreto do lixo e da falta de saneamento
SANEAMENTO

Enchentes no Brasil: impactos do descarte incorreto do lixo e da falta de saneamento

Por BRK Saneamento - 16 de março de 2023 872 Visualizações
Enchentes no Brasil: impactos do descarte incorreto do lixo e da falta de saneamento

Você sabe como acontece uma enchente? De forma simples, a pavimentação dos grandes centros urbanos impede que a água entre no solo, proporcionando um escoamento que é apenas superficial. Além disso, como os corpos d’água recebem muita água rapidamente, as inundações acabam acontecendo. Com os sedimentos que aparecem pelo caminho, a profundidade dos rios diminui, agravando ainda mais o problema.

Nas grandes cidades, a falta de saneamento e o descarte de lixo feito de forma incorreta contribuem muito para que as enchentes aconteçam. Neste texto, você verá um panorama sobre asenchentes no Brasil, bem como o impacto que o lixo tem nesse cenário.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira agora em detalhes. Boa leitura!

Qual é o panorama das enchentes no Brasil?

No Brasil, pelo menos 8 milhões de pessoas convivem com o risco de deslizamento ou enchentes.Tal risco não deve ser minimizado, já que em 20 anos, 2.500 pessoas já perderam a vida por causa das enchentes.

O problema pode ser causado por vários fatores. Ofator naturalé aquele em que há grande volume de chuva nos rios perenes. Como há diversas construções e casas próximas ao leito maior do rio e em regiões mais baixas das cidades, elas podem ser impactadas pelas enchentes.

Há também ofator antrópico. Com ele, a gravidade e os impactos das enchentes são agravados. Descubra agora como cada um deles funciona.

Ausência de infraestrutura

Para evitar as enchentes, é necessário que os locais contem com um bom sistemas de drenagem pluvial. Isso inclui bocas de lobo oubueiros livrespara que a água das ruas seja drenada e encaminhada para os rios. Como os centros urbanos foram formados e ampliados, muitas vezes, sem o devido planejamento, é comum que alguns locais não tenham rede de drenagem pluvial adequada para suportar as condições climáticas.

Desmatamento e queimadas

O desmatamento e as queimadas também são responsáveis por causar alagamentos e inundações, uma vez que oassoreamento dos riosé provocado, o que faz com que os leitos se elevem e transbordem com mais facilidade. Além disso, em função dosdesmatamentos e queimadas, há menor infiltração da água das chuvas no solo, fazendo com que o curso d’água receba um volume maior de água.

Ocupação inadequada

É comum que as cidades tenham edifícios, casas, pontes, ruas e marginais em locais que são inapropriados para a ocupação humana, uma vez que a proximidade a planícies favorece as chances de inundações. Com a ocorrência das chuvas, esses locais são atingidos primeiro, dificultando a possibilidade de que as pessoas saiam rapidamente dos locais.

Destinação incorreta dos resíduos sólidos

Quando a populaçãodescarta o lixoincorretamente, as latinhas, embalagens e sacos de lixo descartados na rua acabam sendo arrastados pelas chuvas para as bocas de lobo e se acumulam ali na entrada do sistema, bloqueando o escoamento da chuva pela rede de drenagem. Dessa forma, com a chuva incapacitada de adentrar as tubulações, a água acumula e provoca alagamentos, sendo um dos principais fatores causadores de enchentes.

Quer saber melhor sobre isso? Então, veja com mais detalhes como o descarte incorreto do lixo e a falta de saneamento podem causar enchentes.

Como o descarte incorreto de lixo pode causar enchentes?

As enchentes podem ocorrer em várias metrópoles do mundo. No Brasil, o caso não é diferente. Quando há crescimento urbano sem preservação ambiental adequada, há maiores chances de que o problema ocorra. Com isso, a água não encontra terrenos permeáveis para ser drenada.

Entretanto, o lixo também é uma das principais causas das enchentes. Veja agora como isso acontece!

Entupimento de bueiros

A grande quantidade de lixo existente nas ruas é um dos grandes fatores que levam às enchentes. Com a falta de conscientização da população, aliada aos serviços precários de coleta seletiva e dereciclagem, os resíduos que estão nas vias públicas acabam sendo levados pelas chuvas para os bueiros, entupindo-os e impedindo a passagem da água no local.

Assoreamento dos rios

O assoreamento é um processo em que os cursos d’água são fortemente afetados pelo acúmulo de materiais (areia e terra, por exemplo), bem como lixo, fazendo com que o curso d’água perca profundidade, o que dificulta o aproveitamento e a navegabilidade. Vale ressaltar que o processo é natural, mas se torna mais intenso com as ações humanas, principalmente desmatamento.

Além da retirada de vegetações nas proximidades dos rios, também conhecida como mata ciliar, odepósito de lixo nos riostambém é responsável por aumentar a carga de detritos existentes no fundo dos cursos d’água. Com isso, a vazão fluvial é prejudicada.

Como a falta de saneamento pode causar enchentes?

As enchentes são só mais um dosproblemas decorrentes da falta de saneamento. Confira agora como esse cenário é maximizado.

Falta de infraestrutura de drenagem

Quando há falta de saneamento, a chuva encontrará ainda menos locais para ser escoada. Com uma rede de drenagem pluvial, o problema é minimizado.

Para cada local, é preciso pensar em maneiras eficientes e seguras para que a drenagem seja realizada de forma adequada. Por isso, é essencial conhecer quais são as áreas mais problemáticas para pensar em soluções que diminuam os problemas causados pela falta de drenagem no local.

Ocupação de solo sem infraestrutura

Outro motivo que colabora para a existência das enchentes é a urbanização que acontece de forma acelerada, sem planejamento e sem contar comserviços de saneamento básico. Com essa ocupação, o solo fica impermeabilizado, tendo apenas um escoamento superficial, o que torna o local propício para enchentes.

Além das responsabilidades dos municípios em prover a infraestrutura de saneamento adequado para os cidadãos, a população também é um ator fundamental para que os sistemas funcionem adequadamente e, para isso,conhecer mais sobre mais saneamentoé fundamental. Exemplo disso é o descarte de lixo: caso houvesseseparação do lixoe destinação adequada, com os descartes feitos nos locais corretos e de maneira correta, muitos problemas poderiam ser evitados.

Como você viu, para mudar o atual quadro das enchentes no Brasil, é necessário a união entre os principais atores da sociedade: população, governo eempresas prestadoras de serviço de saneamento. Com a conscientização e adoção das melhores práticas, é possível diminuir os efeitos das enchentes, o que trará maior qualidade de vida e saúde para a população.

Para saber mais https://brkambiental.com.br