Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CONEXPO 2023 bate recordes de apresentações
FEIRAS E EVENTOS

CONEXPO 2023 bate recordes de apresentações

CONEXPO 2023 bate recordes de apresentações

Após cinco dias repletos de lançamentos de produtos inovadores e anúncios de empresas importantes, sessões de educação esclarecedoras e inúmeras oportunidades de networking, CONEXPO-CON/AGG e IFPE 2023 chegaram ao fim, mas não antes de levar a indústria da construção ao próximo nível.
A feira superou o número de público esperado, atraindo mais de 139.000 profissionais de construção e energia hidráulica de 133 países para Las Vegas de 14 a 18 de março - tornando-se a maior feira da América do Norte com mais de 2.400 expositores de 36 países espalhados por mais de 3 milhões de quadrados pés de espaço de exposição.


CONEXPO-CON/AGG & IFPE 2023 em números

  • Mais de 3 milhões de pés quadrados líquidos de exposições (10,5% maior que 2020).
  • Mais de 139.000 participantes registrados (aumento de 6% em relação a 2020).
  • Mais de 2.400 expositores, de 36 países, incluindo 603 novos expositores.
  • Mais de 24.000 participantes internacionais registrados de 133 países.
  • Mais de 91.000 digitalizações de crachás para acessar as 190 sessões de educação.
  • Mais de 600 mídias globais de 33 países

“As inovações na indústria da construção reveladas durante o evento terão um papel importante em ajudar os profissionais da construção a impulsionar um crescimento econômico significativo e sustentável”, disse Phil Kelliher, vice-presidente sênior da Caterpillar e presidente da CONEXPO-CON/AGG. “Os eventos ao vivo na indústria da construção são muito importantes, porque você pode ver, tocar e experimentar os produtos. Esse valor foi reafirmado na semana passada em toda a feira.”
O show deste ano enfatizou como a indústria da construção está evoluindo de várias maneiras para se adaptar a tecnologias, produtos e práticas sustentáveis. Os participantes do show foram tratados com a sustentabilidade em ação, desde equipamentos de construção movidos a hidrogênio e eletricidade até materiais mais recicláveis e oportunidades de redução de resíduos.

Tecnologia sustentável apresentada
No pavilhão da feira, as tecnologias, produtos e práticas sustentáveis incluíram:
A Volvo Construction Equipment trouxe várias peças elétricas e autônomas para seu estande no Festival Lot, incluindo sua escavadeira elétrica piloto EC230, sua carregadeira de rodas com conceito autônomo Zeux e seu protótipo de caminhão articulado a hidrogênio HX04.
A poucos passos de distância, a Caterpillar apresentava quatro máquinas elétricas a bateria, bem como uma série de protótipos de baterias para equipamentos off-road variando de 48 a 600 volts.


Além disso, os participantes da CONEXPO-CON/AGG puderam acompanhar:

  • A Skyjack, especialista em plataformas de trabalho aéreo, tinha em mãos seu novo SJ120 E, um elevador de mastro com emissão zero e uma melhoria de 30% no ciclo de trabalho.
  • Os equipamentos de reciclagem de asfalto da Pavement Recyclers LLC e da VSS Macropaver usam processos diferentes para reciclar asfalto, mantendo-o fora dos aterros sanitários. Os empreiteiros de concreto também aderiram à tendência verde quando verificaram o concreto ECOPact da Holcim, que pode eliminar totalmente as emissões de carbono em alguns casos. A Holcim também foi a vencedora do prêmio inaugural Contractors' Choice for the Next Level.
  • Os profissionais de construção que desejam maximizar sua eficiência energética exploraram o motor Kubota V3307 Micro-Hybrid para instalação em seus equipamentos existentes, economizando combustível com os acessórios que usam, como o sistema Rototilt Control da Rototilt.
  • Os empreiteiros que trabalham na recuperação de desastres economizarão até 600 sacos de areia por barreira (e não se preocuparão com o descarte caso sejam contaminados) com as barreiras infláveis de água da Rapid Barrier Systems, sem mencionar o combustível necessário para colocá-las e retirá-las site.
  • Os empreiteiros de demolição também reduzirão o desperdício e preservarão o material ainda utilizável com os robôs de hidrodemolição da Aquajet no estande de Brokk, que podem ajudar a remover o concreto danificado, deixando o concreto ainda bom e o reforço de vergalhões intactos.
  • De acordo com a Wacker Neuson, a compactação é outro lugar onde os motores de baixa eficiência podem ser substituídos por equipamentos movidos a bateria, pois eles apresentaram várias ferramentas elétricas, incluindo placas reversíveis alimentadas por bateria.
  • A Briggs & Stratton, especialista em motores pequenos, trouxe as baterias de íon-lítio trocáveis de sua marca Vanguard para os participantes testarem. E a Redline Detection apresentou seu refrigerante de bateria e detector de vazamento.
  • A B3C Fuel Solutions trouxe produtos para a feira para ajudar os empreiteiros a eliminar o desperdício, restaurando o óleo emulsificado/danificado e garantindo que o lubrificante que chegue ao meio ambiente não seja tóxico e biodegradável.
  • A Waste2Water trouxe soluções para a CONEXPO-CON/AGG para ajudar os operadores de equipamentos a manter o lixo e a água carregada de produtos químicos fora do meio ambiente.
  • E a equipe de Soluções de Equipamentos e Máquinas da AT&T trouxe uma solução para ajudar a rastrear suas emissões reais de Escopo 1 em relação às suas metas.

A parceria da Arbor Day Foundation
Um dos maiores esforços de sustentabilidade da CONEXPO-CON/AGG diretamente é uma parceria entre a feira e a Arbor Day Foundation. A CONEXPO-CON/AGG e a Arbor Day Foundation plantarão mais de 139.000 árvores, uma para cada inscrito na feira em uma floresta de grande necessidade.
Além disso, os expositores e visitantes da CONEXPO-CON/AGG podem contribuir com os fundos da ONG.
A CONEXPO-CON/AGG & IFPE também apresentou uma ampla gama de oportunidades educacionais, incluindo 190 sessões conduzidas por especialistas em tópicos como segurança na construção, tecnologia de equipamentos e práticas sustentáveis na construção.
"O sucesso da CONEXPO-CON/AGG & IFPE 2023 é uma prova da resiliência e força das indústrias de construção, que continuará a se adaptar e inovar apesar dos desafios dos últimos três anos", disse Marcia Klein, tesoureira da Casappa Corp., e show chair do IFPE. "Estamos orgulhosos de ter fornecido uma plataforma para profissionais da indústria de todo o mundo se conectarem, aprenderem e descobrirem novas soluções para melhorar seus negócios e o mundo que construímos."
A próxima CONEXPO-CON/AGG e IFPE será realizada de 3 a 7 de março de 2026, no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas.