Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Edifício comercial construído em madeira, em Helsinque, neutralizou 6.000 toneladas de CO2
SUSTENTABILIDADE

Edifício comercial construído em madeira, em Helsinque, neutralizou 6.000 toneladas de CO2

- 24 de março de 2023 480 Visualizações
Edifício comercial construído em madeira, em Helsinque, neutralizou 6.000 toneladas de CO2

Legenda: O edifício “Katajanokan Laituri” terá uma estrutura de coluna e viga de suporte de carga feita de 1.600 metros cúbicos de madeira laminada (Cortesia do desenvolvedor do projeto, Varma)

O esforço para normalizar o uso da madeira como material de construção primário na Europa, prossegue com o a construção de um edifício comercial em madeira em Helsinque, Finlândia, desenvolvido pela seguradora de pensões finlandesa Varma.
Localizado no distrito insular da cidade de Katajanokka, o edifício – chamado “Katajanokan Laituri” – abrigará um hotel, um centro de conferências e a sede finlandesa da empresa madeireira Stora Enso, que fornece os elementos de madeira.
“Não há estrutura de madeira comparável em nenhum outro lugar do mundo”, disse a Stora Enso em um comunicado à imprensa.

Construído a partir de um kit
A empresa está usando seu sistema “Sylva” no projeto, que chama de “um kit de construção de madeira maciça que inclui aplicativos pré-fabricados e personalizados entregues just-in-time no canteiro de obras”.
A coluna de suporte de carga e a estrutura da viga serão feitas de 1.600 metros cúbicos de madeira laminada folheada (LVL) fornecida pela fábrica de Varkaus da Stora Enso, no leste da Finlândia.

6.000 metros cúbicos de madeira laminada cruzada (CLT) da fábrica de Gruvön da empresa na Suécia compõem as paredes, pisos, telhados e escadas do edifício.
A fachada será predominantemente de vidro.

Fumaça de 3.500 carros
A empresa disse que a madeira usada em Katajanokan Laituri sequestrou cerca de 6.000 toneladas de CO2, equivalente às emissões anuais de cerca de 3.500 carros.
Em sua operação diária, o edifício almeja a certificação ambiental LEED Platinum.
As obras começaram há um ano com demolição e escavação. Esta semana, a Stora Enso disse que os primeiros elementos maciços de madeira foram instalados. A conclusão está marcada para o verão de 2024.
“Este edifício ultrapassa os limites e mostra o que é possível criar com a madeira como material de construção ecológico”, disse Seppo Parvi, gerente da Stora Enso na Finlândia.
“Ele foi projetado para durar pelo menos 100 anos e armazenará carbono durante toda a vida útil do edifício e de suas estruturas de madeira.”

Benefícios da madeira

  • Construir com elementos de madeira pré-fabricados é mais rápido do que com concreto porque requer muito menos etapas relacionadas à estrutura no local, disse a Stora Enso.
  • A relativa leveza dos elementos também reduz o número de entregas de caminhões.
  • A pré-fabricação também leva a uma melhor segurança no local e a menos ruído e desperdício, acrescentou.

Créditos do projeto
Gerente de projeto: Haahtela
Arquiteto: Anttinen Oiva Arkkitehdit
Empreiteiro de estrutura de madeira: Puurakentajat Rakennus