Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Óleo e Gás: quais são os principais desafios do setor?
EVENTO

Óleo e Gás: quais são os principais desafios do setor?

Por Aline Ornellas, Content Creator da W6 Industry Dynamics - 24 de março de 2023 515 Visualizações
Óleo e Gás: quais são os principais desafios do setor?

O setor de óleo e gás está entre os mais importantes da economia brasileira, sendo responsável por uma parcela significativa do PIB industrial (15%) e das exportações do país. No entanto, o mercado enfrenta vários desafios que impactam sua competitividade e sua capacidade de crescer e se desenvolver. E os líderes devem saber administrar esses problemas, conhecendo a melhor maneira de superá-los.

Devido à importância dessa temática, apresentaremos alguns dos principais desafios do setor de óleo e gás. Continue a leitura!

Regulamentações
Obviamente, o primeiro passo para empresas iniciantes no setor é estarem devidamente regulamentadas conforme todas as normas vigentes exigidas pelo Governo Federal. Além disso, há uma séria obrigação com as regulamentações ambientais. Desde a produção até o transporte e distribuição, é preciso priorizar as melhores práticas sustentáveis. Isso é essencial não apenas para cumprir expectativas de clientes, parceiros e fornecedores, mas para reduzir os grandes impactos que as operações de óleo e gás geram no meio ambiente.

Em termos de legislação ambiental, a “Lei 6.938/81, Constituição Federal, Resoluções CONAMA 1/86 e 237/97 e Lei Complementar 140/2011” possui mais detalhes sobre os deveres a serem cumpridos pelas empresas.

Concorrências
O setor de óleo e gás é altamente concorrido. Afinal, existem empresas de todo o mundo lutando por participação no mercado. E é necessário oferecer preços competitivos e fornecer produtos e serviços de alta qualidade para se destacar nesse mercado global.

Outra maneira de se diferenciar da concorrência é mostrando aos consumidores seus compromissos sociais e ambientais – que sejam reais e possam ser comprovados.

Preços instáveis
O mercado global de petróleo é extremamente volátil e os preços podem flutuar significativamente em um curto período. Isso pode afetar a rentabilidade das empresas de óleo e gás e sua capacidade de competir no mercado. Por isso, cabe aos líderes encontrarem a melhor administração financeira para lidar com essas mudanças sem afetar o caixa.

Falta de investimento em infraestrutura
Manter uma excelente infraestrutura no setor é um verdadeiro desafio, que possui diversos detalhes para serem explorados e estudados pelos empreendedores. Ignorar esse fato pode gerar prejuízos como:

Acesso limitado a mercados: poucas oportunidades para conquistar os clientes;;
Restrições de transporte: dificuldades de locomoção e distribuição dos materiais;
Problemas na exploração: em relação aos suprimentos necessários para explorar novos campos de petróleo ou gás;
Ameaças à segurança: exposição a roubos, sabotagem ou outros incidentes que possam afetar a proteção da empresa e de seus funcionários.
Para evitar todos esses problemas, as empresas devem desde o início investir em uma infraestrutura que cumpra as normas vigentes e garanta segurança em todos os níveis da organização.

O networking como solução para os desafios do setor de Óleo e Gás
A América Latina é extremamente forte no cenário global de óleo e gás. Tanto que, desde 2020, a região foi responsável por 41% das descobertas globais de petróleo – sendo 39% do Brasil (segundo o relatório do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás).

Por conta desse sucesso, percebemos que os líderes latino-americanos são uns dos melhores em termos de resultados e estratégias para conquistá-los. Alguns dos principais nomes do setor estarão reunidos no “Latam & Brasil Oil & Gas Summit 2023”: evento que trará uma riqueza em conteúdos e networking relacionados às dificuldades, tecnologias, operações, oportunidades e regulamentação de óleo e gás.

Os interessados podem se inscrever pelo link abaixo:

Latam & Brasil Oil & Gas Summit 2023 (braziloilandgassummit.com)