Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Divisões de Equipamentos de Construção e de Mineração da Komatsu têm novo presidente e CEO
CORPORATIVO

Divisões de Equipamentos de Construção e de Mineração da Komatsu têm novo presidente e CEO

Assessoria de Imprensa - 30 de março de 2023 335 Visualizações
Divisões de Equipamentos de Construção e de Mineração da Komatsu têm novo presidente e CEO

Fotos: Jair Campos Jr.

O brasileiro Guilherme Santos (foto acima), 48, assume, em 1º de abril, o cargo de presidente & CEO da Komatsu Brasil International Ltda, liderando as divisões de Equipamentos de Construção e de Mineração da companhia no País. O vice-presidente executivo da Divisão de Equipamentos de Construção, Luciano Rocha, na companhia desde 2017 e que ocupa o cargo desde 2020, se mantém na posição e responderá diretamente a Santos, continuando o trabalho de fortalecimento da imagem da marca Komatsu e da rede de distribuidores, além do desenvolvimento do portfólio de produtos que vem contribuindo para os recordes de vendas alcançados nos últimos anos e a sustentabilidade dos negócios da Divisão. Ricardo Alexandre, diretor de Operações e Suporte ao Produto da Divisão de Equipamentos de Mineração, agora assume como vice-presidente da Divisão de Equipamentos de Mineração, reportando também ao novo presidente & CEO. Na nova posição, reforçará o trabalho que vem sendo desenvolvido para assegurar o crescimento sustentável, atendimento de excelência aos clientes e compromisso com a segurança.

Daiju Funatsu, atual presidente & CEO, retornará ao Japão após quatro anos à frente da companhia no Brasil e assume novas funções na Komatsu Ltd (KLTD).

Formado em Ciências Contábeis, pós-graduado pela Fundação Dom Cabral e MBA pela Universidade de Tulane (EUA), Santos está há 20 anos na companhia. Ocupava, desde 2018, o cargo de vice-presidente executivo da Divisão de Equipamentos de Mineração e construiu importante legado no segmento, desempenhando funções com segurança, conformidade ESG, processos e crescimento sustentável, na liderança de um time de 1,5 mil pessoas. Na nova posição, estará dedicado a liderar e garantir um crescimento sustentável para os negócios das divisões de Equipamentos de Construção e Mineração.

Ricardo Alexandre, diretor de Operações e Suporte ao Produto da Divisão de Mineração (foto acima), será designado vice-presidente da Divisão de Equipamentos de Mineração, reportando diretamente ao presidente & CEO. Com mais de 28 anos trabalhando com equipamentos de mineração e construção, Ricardo Alexandre, que é graduado em Engenharia Mecânica pela PUC-MG e possui MBA pela FGV, ocupou diferentes cargos ao longo de sua carreira e, na Komatsu, estava responsável por dar suporte aos clientes em diferentes etapas da produção, com foco em execução de resultados, processos e crescimento sustentável.

A executiva Sonia Fanhani permanece na função de vice-presidente de Finanças, Controladoria e TI da Komatsu Brasil International Ltda, reportando diretamente a Santos.