Localizada em Belo Horizonte (MG), a APAT -- Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia, entidade que representa engenheiros agrimensores e topógrafos e oferece serviços e benefícios exclusivos aos associados, pretende expandir sua cobertura no Brasil. A Associação conta atualmente com 780 membros beneficiários e pretende triplicar esse número este ano conquistando espaço entre os profissionais de outros estados do país.
Criada em 2020, APAT surgiu a partir da necessidade de um grupo de topógrafos que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por profissionais especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, descontos e proteção, sistemas menos burocráticos, preços acessíveis e agilidade no atendimento. “Nós percebemos, então, que poderíamos criar uma associação para ser, além de um clube de vantagens exclusivas, uma entidade cuja missão é representar os trabalhadores do setor. Hoje, somos a maior associação do Brasil especialista na proteção de equipamentos topográficos”, comenta a gerente administrativa da Associação, Fernanda Braga.
Atualmente, a APAT está presente em todos os estados, mas deseja se aproximar ainda mais dos profissionais da área, especialmente em regiões em que há maior demanda por serviços topográficos em razão de grandes construções e projetos, como barragens, hidrelétricas, entre outras. “É importante que agrimensores e topógrafos encontrem apoio especializado para se aperfeiçoar, planejar e executar seu trabalho”, comenta Fernanda.
Clube de Vantagens
Em um projeto que demanda o uso de equipamentos topográficos, existem riscos diversos. “Uma das situações mais comuns é a queda do aparelho, que força o profissional ou empresa responsável pelo projeto a arcar com prejuízos, pois precisam trocar ou consertar o equipamento durante a execução do trabalho. Isso, muitas vezes, provoca atrasos, por isso, oferecemos equipamentos de reserva aos associados. Nosso objetivo é simplificar as coisas e contribuir para o bom andamento da obra”, diz a executiva.
Outro ponto que vale ser destacado, ainda de acordo com Fernanda, é a possiblidade de os profissionais se capacitarem por meio de cursos e treinamentos. “É muito importante que o operador do aparelho saiba, não apenas utilizar a tecnologia, mas entender o trabalho de forma ampla para possa atuar de maneira mais estratégica. Por isso, além dos treinamentos atrelados à compra ou locação das ferramentas, oferecemos cursos mais completos, por meio de parceiros especializados, que ajudam a capacitar o profissional”, destaca a gerente, que reforça ainda que o papel da APAT é de apoiar, representar e valorizar os profissionais do ramo.
“Nosso papel como representantes dos profissionais do setor é entender que o Brasil é um país repleto de oportunidades de trabalho para engenheiros agrimensores e topógrafos, principalmente em razão dos grandes projetos de infraestrutura e do relevo acidentado. É, então, necessário ter uma associação que entenda as demandas desse grupo e forneça os recursos necessários para o pleno desenvolvimento de seus projetos, por isso criamos a estrutura de um clube de benefícios, que é o meio pelo qual esses trabalhadores acessam os serviços que oferecemos e recebem as vantagens, tudo sem burocracia”, finaliza.