Tambor Sintex Classe A de 1.000 litros
O líquido gerador de espumas - composto por tensoativos de hidrocarbonetos e livre de flúor, foi desenvolvido, especialmente, para atender a norma ABNT NBR 16963: 2022, específica para combater incêndio classe A - materiais sólidos - como: papel, borracha, tecido, madeira, entre outros. Entre suas vantagens está a compatibilidade com pó químico seco, podendo ser manipulado em conjunto para oferecer mais eficiência na extinção do fogo. O Sintex Classe A da Kidde é um dos primeiros do mercado brasileiro a receber o certificado de conformidade de produto concedido pela ABNT.
“Os líquidos geradores de espumas (LGE) são utilizados para a extinção de incêndios. Porém, muitos não têm conhecimento de que uma das formas mais eficientes e efetivas de apagar o fogo é através do resfriamento, que ocorre com a mistura da água e LGE e, não somente com o uso da água”, explica Nathalia Bueno, especialista de Marketing de Produto para linha de fogo da Carrier Fire & Security. Nestes casos, complementa Nathalia, “o produto deve ser aplicado através de esguichos convencionais de jato sólido e neblina. A solução penetra rapidamente no material comburente, permitindo que as propriedades de resfriamento da água controlem com maior eficácia o fogo”.?
Caso haja necessidade de isolamento ou proteção contra exposição, um sistema especial de geração de espuma por ar comprimido (CAFS) é acionado, transforma a solução de espuma originada do Sintex A em um colchão de espuma espesso com drenagem lenta que adere às superfícies verticais. O colchão de espuma cria um isolamento contra o calor condutor, enquanto a cor branca brilhante reflete o calor irradiante.
Por ser um produto totalmente versátil, o Sintex Classe A pode ser utilizado em equipamentos com ou sem aspiração de ar, em sistemas de proporcionamento e de pressão balanceada, tanques diafragmas, proporcionadores de linha e do tipo “Aroundthe-Pump” e esguichos com redutores.
Está disponível em bombonas de polietileno de 20 e 50 litros, em tambores de polietileno com 200 litros e em containers de 1mil litros. Uma de suas grandes vantagens é que produto permanece estável por até 15 anos, bastando apenas observar as condições de armazenamento estabelecidas.
Como deve ser mantido? Para uma melhor segurança, o produto deve ser estocado em sua embalagem original ou em tanques, especialmente, construídos para esta finalidade. É importante que os tanques de armazenagem sejam providos de válvula de pressão e vácuo e seja aplicada uma camada de agente inibidor AP-40 na superfície do LGE para evitar o contato com o ar e a evaporação do produto.