[Foto: Ricardo Stuckert]
Com mais de 1500 quilômetros de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) é a primeira obra anunciada a compor o Novo PAC, o plano de investimentos do governo federal que será lançado neste mês de julho. A informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante a cerimônia de autorização de obras para trecho entre Ilhéus a Ipiaú, nesta segunda-feira (3), com a presença do presidente Lula, na Bahia. Para o trecho, está previsto o investimento de mais de R$ 1 bilhão.
“O presidente Lula determinou que esse projeto volte a ser priorizado e estará no Novo Plano de Investimentos do governo federal que vamos lançar agora em julho, o Novo PAC”, garantiu o ministro Rui Costa.
A conclusão da Fiol está prevista para 2027, ligando Ilhéus, na Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins. Contudo, o presidente Lula pediu que os trabalhadores e empresários somem esforços para que esta ferrovia seja finalizada até 2026. “É pela soberania nacional que precisamos construir a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e outras ferrovias pelo país. É pelo crescimento do Brasil. Façam hora extra e vamos entregar essa obra até 31 de dezembro de 2026”, disse o presidente.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a Fiol é a mais transformadora ferrovia brasileira em andamento. "Essa ferrovia vai inserir o estado da Bahia na estratégia de desenvolvimento nacional", pontuou o ministro.