[imagem:ArcelorMittal]
A ArcelorMittal Brasil foi reconhecida pela 4ª vez no Prêmio Inovação Brasil, do Valor Econômico. A empresa alcançou o 3° lugar na categoria “Mineração, Metalurgia e Siderurgia” do ranking das 150 empresas mais inovadoras do país. A pesquisa é conduzida pela PwC Strategy& em conjunto com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
A inovação é um dos pilares da estratégia de negócio da ArcelorMittal Brasil e está no DNA da companhia. A ArcelorMittal foi pioneira na América Latina a ter um processo de produção do aço integrado; a produzir carvão vegetal a partir de fontes renováveis; a lançar um e-commerce para venda de aço no Brasil; e também a lançar um laboratório de inovação aberta no mundo – o Açolab.
O Açolab completou cinco anos no mês de julho e consolidou o seu objetivo de cocriar soluções inovadoras que gerem valor para a empresa e para a sociedade, estando conectado atualmente a mais de 23 mil atores do ecossistema, sendo 6.850 startups. Em 2021, a empresa apresentou o Açolab Ventures ao mercado, fundo de gestão de R$ 110 milhões destinado para acelerar startups que compartilhem da mesma visão de futuro da ArcelorMittal. Até o momento, foram realizados investimentos em quatro startups, escolhidas entre 1.300, que somaram mais de R$ 26 milhões.
A ArcelorMittal também conta com o iNO.VC – Programa de Transformação Digital –, que tem como premissa acelerar a transformação digital da empresa por meio da integração de empregados, startups, universidades, hubs de inovação e demais entidades parceiras. O programa busca melhorias digitais em todos os processos da empresa, além de inovações para a indústria automotiva, máquinas e equipamentos, construção civil, eletrodomésticos e energia, incluindo oleodutos e gasodutos, estruturas off-shore e torres eólicas.
Em 2021 e 2022, o programa iNO.VC gerou o retorno financeiro dos projetos desenvolvidos de US$ 24 milhões. A previsão, para 2023, é que o ganho acumulado com projetos de inovação seja de US$ 36 milhões.
Globalmente, o Grupo ArcelorMittal mantém 12 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados pelo mundo com mais de 1.600 pesquisadores que ajudam a fomentar parcerias inovadoras com a iniciativa privada e os poderes públicos locais. Em 2022, o Grupo investiu cerca de US$ 286 milhões nos Centros de P&D. Localizado na unidade de Tubarão da ArcelorMittal, o Centro de P&D do Brasil atende às demandas do negócio em três temas: desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de processos e atendimento a clientes. São mais de 200 projetos em andamento no país e 67 instituições acadêmicas parceiras, com mais de 100 estudantes envolvidos.
A inovação também é impulsionada pela ArcelorMittal Sistemas – empresa de tecnologia da ArcelorMittal, fundada há 35 anos –, que desenvolve soluções de TI para todas as unidades do Grupo no Brasil e outros países. A área está focada em diversos investimentos estratégicos para fomentar a transformação digital e promover a inovação do negócio, entre os quais Centro de Excelência em Analytics com foco em inteligência artificial e projetos de robótica.