Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Os pavimentos de nossas estradas e ruas são confiáveis?
EVENTOS

Os pavimentos de nossas estradas e ruas são confiáveis?

Assessoria de imprensa - 10 de agosto de 2023 303 Visualizações
Os pavimentos de nossas estradas e ruas são confiáveis?

[Pexels]

São Paulo, agosto de 2023 – Estudo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta que a metodologia brasileira para o dimensionamento do pavimento das rodovias nacionais apresenta uma defasagem média de 40 anos em relação a países como Estados Unidos, Japão e Portugal.

A entidade destaca que, além de as normas serem antigas (provenientes da década de 1960, quando o volume de tráfego era bem menor), elas não consideram as diferenças climáticas de uma região para outra.

Dos dois tipos possíveis de pavimentos, o flexível (com o uso, na maioria dos casos, de asfalto) e o rígido (com a utilização de concreto), o Brasil utiliza, em 99% dos casos, os pavimentos flexíveis, e cujos projetos de pavimentação são dimensionados para durar cerca de 10 anos, ou metade da duração nos Estados Unidos, Japão e Portugal, com longevidades entre 20 e 25 anos.

Quais são as principais causas do desgaste precoce dos pavimentos no Brasil e quais são as possíveis oportunidades de melhoria? Quais são as tecnologias e os processos construtivos, a manutenção e o gerenciamento, a fiscalização e o método de dimensionamento?

Como se dá a determinação das camadas que compõem o pavimento para que elas sejam suficientes para resistir, transmitir e distribuir as tensões que resultam do tráfego, sem que haja deformações excessivas, rupturas ou desgastes superficiais prematuros, capaz de suportar o tráfego estabelecido, considerando as condições climáticas locais?

Todas essas questões estão no foco do evento “Pavimentação”, que acontece dia 16 de agosto, entre 19h e 21h, no Instituto de Engenharia, com apresentação do professor e pesquisador de pavimentação Felipe Hernandes Cava.

SERVIÇO: Pavimentação

Evento híbrido – presencial e online (YouTube)

QUANDO: 16 de agosto de 2023

HORÁRIO: das 19h00 às 21h00

ONDE: Instituto de Engenharia

ENDEREÇO: Avenida Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP

INSCRIÇÕES