Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias A conclusão de Angra 3 ficou fora do PAC e setor teme paralisação das obras
ENERGIA

A conclusão de Angra 3 ficou fora do PAC e setor teme paralisação das obras

Assessoria de imprensa - 17 de agosto de 2023 548 Visualizações
A conclusão de Angra 3 ficou fora do PAC e setor teme paralisação das obras

[Imagem: Divulgação PAC]


O portfólio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado na última sexta-feira no Rio de Janeiro pelo Governo Federal, não engloba a finalização da usina de Angra 3, e sim a condução de uma "análise de viabilidade técnica, econômica e socioambiental" das obras pendentes. O cenário gerou incertezas sobre o futuro do projeto e sobre toda a cadeia produtiva do setor e indústria nuclear braseira, deixando todos os agentes econômicos apreensivos com esta possibilidade e neste momento decisivo. A obra da usina já está 70% concluída. “Tememos a sua paralisação. Tem obras muito menos relevantes sendo incluídas no PAC e Angra 3, que é a maior obra do país, não está. Não incluir a conclusão deste empreendimento no PAC significa, na prática, ainda que não formalmente, acabar com o projeto. Esse é um momento decisivo para o setor unir esforços”, afirma Celso Cunha, presidente da ABDAN - Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares.

Especialistas ressaltam o impacto disso para o Estado do Rio de Janeiro, “parando as obras, a Eletronuclear não tem como pagar as dívidas, então isso vai para a União. E assim, não será possível fazer as obras para manter Angra 1, irá impactar não somente Angra 1, mas também Angra 2. Será uma reação em cadeia para todas as empresas públicas do setor e, principalmente, para a arrecadação do Estado e para os empregos, porque temos um volume altíssimo de pessoas que vão ficar desempregadas”, explica Leonam Guimarães, engenheiro nuclear e diretor técnico da ABDAN.

Segundo fontes do segmento de energia, a regra seria colocar no PAC obras que poderiam ser entregues nesta gestão. No entanto, estão ocorrendo pressões para inclusão de outras demandas com duas justificativas principais: “o PAC é uma espécie de grife, um grupo das obras importantes. A segunda justificativa é que mesmo que a obra não fique pronta nesta gestão, teria um andamento importante, se estiver no PAC. No caso de Angra, temos ainda a questão política do PAC estar sendo lançado no Rio de Janeiro, onde se localiza a obra”, revela fonte influente no setor. “A não conclusão de Angra 3 quebra uma cadeia de produtos nucleares inimaginável. Além ser uma demonstração de incompetência gerencial incompatível com a engenharia brasileira”, reforça.

No âmbito do setor elétrico brasileiro, a conclusão da Usina Termonuclear Angra 3 (UTN Angra 3) tornou-se uma questão urgente. O Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle do sistema elétrico nacional, já manifestou formalmente ao Ministério de Minas e Energia (MME) a importância estratégica da UTN Angra 3 nos estudos de planejamento da operação do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).

Segundo o MME, já foram aportados mais de R$ 7,8 bilhões no projeto e seriam necessários mais R$ 20 bilhões para a conclusão até 2029, cifra considerada alta demais no governo. Segundo a modelagem do BNDES, esse valor restante viria de um financiamento que seria pago por uma tarifa mais alta nos primeiros 15 anos. Essa tarifa permitiria servir a dívida e remunerar o capital numa TIR de 8% a 9%.

Porém, entidades e autoridades do setor alertam que os custos associados ao abandono da iniciativa representam mais da metade dos investimentos necessários para a conclusão da usina, cerca de R$ 15,2 bilhões. “Os investimentos já realizados para a construção de Angra 3 representam um esforço da União e da Eletrobras. A conclusão da obra requer a obtenção de financiamento, sem necessidade de aporte financeiro direto da Eletrobras ou do Governo. E estes custos serão repassados aos consumidores quando a energia elétrica for gerada. A opção de interromper a construção exigirá recursos da União e da Eletrobras sem fonte de financiamento. Neste sentido, optar por essa alternativa não parece ser uma decisão sensata por diferentes aspectos, em especial pelo momento mundial de retomada dos investimentos em energia nuclear derivados diretamente do processo de descarbonização vinculado à transição energética. A interrupção abrirá a possibilidade concreta de quebra da cadeia produtiva do setor nuclear brasileiro, impedindo o Brasil de se posicionar de forma mais assertiva na nova dinâmica mundial, seja pela produção de urânio enriquecido, onde o Brasil tem potencial de competitividade alta, seja de não trazer para o Brasil cadeia de produção dos pequenos reatores nucleares (SMR). Esta externalidade de política industrial não está sendo considerada pelas autoridades públicas, será um erro estratégico”, na opinião do Prof. Nivalde de Castro, coordenador do GESEL-UFRJ.

A Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares (ABDAN) propõe desta forma que seja utilizado recursos oriundos das outorgas a serem renovadas como aumento de participação acionaria no projeto, fazendo com que o valor da tarifa seja reduzido e o Estado Brasileiro pague por sua ineficiência.

Para o Ex-Secretário Estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, Angra 3 é fundamental para a estabilidade do subsistema elétrico Sudeste e Centro Oeste, não só na capacidade de geração de energia de base, mas fundamentalmente para também garantir a segurança de toda essa região. “Além disso Angra 3 contribui profundamente para fechar e dar escala ao sistema nuclear Brasileiro envolvendo a produção de tecnologia, a segurança associada com as outras duas usinas nucleares colocadas no mesmo local em Angra. E fundamentalmente para o domínio dessa importante fonte de geração de energia, hoje considerada em Países Europeus como energia limpa por não emitir os gases do efeito estufa. Não há como prescindir das três usinas nucleares no Brasil para compor o sistema interligado Nacional”, reforça Victer.

MANUTENÇÃO E SEGURANÇA

Os equipamentos da UTN Angra 3 são mais um ponto de discussão no segmento, por conta da demora no processo de conclusão das obras. Manter as máquinas da usina em excelente condição é outro fator-chave para o funcionamento confiável e a maximização de sua vida útil.

“Embora o projeto de Angra 3 tenha sido inicialmente concebido no final dos anos 1970, ao longo do tempo, uma série de adaptações foram implementadas na concepção original. Estas mudanças visaram incorporar avanços tecnológicos, lições aprendidas com a operação de outras instalações nucleares e as diretrizes de segurança estabelecidas pelas normas nacionais e internacionais, que passaram por revisões ao longo desse período. Essas modificações garantem que Angra 3 possua um nível de segurança e desempenho em total conformidade com os rigorosos padrões internacionais vigentes. Todos esses detalhes e informações estão minuciosamente registrados no relatório intitulado "Atualização do Padrão Técnico e de Segurança do Projeto de Angra 3"”, explica o diretor técnico da ABDAN, Leonam Guimarães.

“Através de uma estratégia de manutenção proativa e rigorosa, a Eletronuclear visa evitar problemas potenciais, minimizar paradas não programadas e otimizar a produção de energia. De acordo com os relatórios emitidos, os equipamentos de Angra 3 têm sido mantidos em perfeita atualização e se encontram em excelente estado de manutenção e conservação. A Eletronuclear, ciente da importância da tecnologia em constante evolução no setor nuclear, tem se dedicado a assegurar que os equipamentos estejam alinhados com os mais altos padrões de qualidade e segurança”, explica o presidente da ABDAN, Celso Cunha.

CADEIA DE IMPACTOS

O mercado já enxerga grandes impactos na empresa, tanto por Angra 3 como pela extensão da vida útil de Angra 1, que também tende a ficar prejudicado pela inviabilidade de se obter financiamento para o programa. Note-se que as ações da Eletrobras despencaram 5,15% no dia 3 de agosto na B3.

As hidroelétricas não podem ser os únicos garantidores da segurança energética devido à intermitência e dependência das condições climáticas das energias renováveis. Elas sofrem impactos climáticos e têm capacidade limitada de armazenamento de água. As crises de 2001 e 2021 ilustram as limitações que as hidrelétricas enfrentam diante de intermitências e condições climáticas desfavoráveis. “Levando em consideração que a maioria das usinas hidrelétricas atualmente depende de chuvas, sendo sujeitas a intempéries quanto as fontes solares e eólicas. Há um consenso no setor de que usinas térmicas a gás e nucleares são indispensáveis para garantir a confiabilidade energética. O aumento crescente da energia intermitente pode levar a grandes dificuldades para o ONS operar o Sistema Interligado Nacional (SIN), tanto do ponto de vista energético quanto elétrico”, evidencia Leonam Guimarães.

De acordo com especialistas, a segurança energética repousa sobre quatro pilares fundamentais. O primeiro é a diversificação das fontes de energia, evitando a dependência de uma única fonte que tornaria o país vulnerável a choques no mercado internacional ou desastres naturais. O segundo pilar é a segurança do abastecimento, que visa garantir que a oferta de energia seja contínua e suficiente para atender às necessidades da população e da economia. Em seguida, a eficiência energética surge como terceiro pilar, buscando o uso mais inteligente e eficiente da energia, com a redução do desperdício e o aumento da produtividade energética. Por fim, o quarto pilar é o investimento em pesquisa e desenvolvimento. Essa vertente se propõe a impulsionar a adoção de tecnologias inovadoras para melhorar a produção, distribuição e consumo de energia, visando aperfeiçoar todo o sistema energético do país. E a energia nuclear tem grande contribuição para os dois primeiros itens que compõe a segurança energética: diversificação das fontes de energia e segurança do abastecimento.

Sob o enfoque do atendimento energético, a Usina Termonuclear UTN de Angra 3 apresenta as seguintes características: Sua capacidade instalada, e a previsão de alta disponibilidade e elevada confiabilidade a tornam, mesmo se avaliada isoladamente, um dos principais recursos para atendimento ao mercado do subsistema Sudeste/Centro-Oeste e do SIN; Como disponibilizará sua produção diretamente no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, maior carga do SIN, contribui para evitar congestionamentos nas interligações entre subsistemas; Devido a seu baixo custo unitário variável previsto será uma das fontes prioritária para despacho, seja por mérito econômico ou por razões de segurança eletroenergética, o que contribuirá para a redução dos Custos Marginais de Operação (CMO) futuros; e A operação da UTN Angra 3 durante um mês corresponde a 0,6% da energia armazenável máxima do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o que em base anual corresponde a um acréscimo de 7,2% da energia armazenável máxima deste subsistema.

Sob o ponto de vista elétrico, a UTN Angra 3 traz os seguintes principais benefícios relacionados ao desempenho elétrico da Rede Básica de suprimento à área Rio de Janeiro/Espírito Santo: Permite manter a qualidade do suprimento em situações de parada das UTNs Angra 1 e Angra 2, para recarga ou manutenções; Aumenta os limites de transmissão para a área Rio de Janeiro/Espírito reduzindo tanto a necessidade do uso de Sistemas Especiais de Proteção SEPs de corte de carga, principalmente em situações de contingências duplas quanto a de geração térmica em situações de parada das UTNs Angra 1 e Angra 2, para recarga ou manutenções ou situações de indisponibilidade de Linhas de 500 kV; Melhora o perfil de tensão nas malhas de 500 kV, 440 kV e 345 kV da região Sudeste, decorrente da redistribuição de fluxo através de atendimento local ao centro de carga (Rio de Janeiro e Espírito Santo)

É importante ressaltar a geração de empregos e renda que a implantação de usinas nucleares proporciona. “A construção de uma usina de 1.000 MW gera aproximadamente 1.200 empregos diretos, além de empregos indiretos e induzidos que somam mais de duas vezes o número de empregos diretos. Um site com três usinas, como é o caso de Angra, pode gerar 7.200 empregos diretos e mais de 17.000 empregos indiretos e induzidos. Além disso, os investimentos realizados na construção das usinas têm efeitos multiplicadores na economia, reverberando no PIB nacional.”, destaca Cunha.