Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Casa com construção computadorizada fica pronta em semanas
SUSTENTABILIDADE

Casa com construção computadorizada fica pronta em semanas

Assessoria de imprensa - 17 de agosto de 2023 631 Visualizações
Casa com construção computadorizada fica pronta em semanas

[Foto: Reprodução YouTube | Tiny House Expedition]


Construir a própria casa faz parte dos planos de muita gente. As mini-casas, ou tiny houses, tornaram esta meta mais acessível já que, além de menores, estas casas são mais simples e, muitas vezes mais baratas. Existe até quem aproveite vans, contêineres ou até caçambas e ônibus para realizar o sonho de fazer a própria casa.

Com a procura por tiny houses aumentando cada vez mais, outras alternativas mais elaboradas estão surgindo, facilitando ainda mais a construção destas moradias. Um exemplo é a Atomic Tiny Homes, uma empresa americana, com sede na Pensilvânia, fundada pelos irmãos Daniel McPhillips e Chloe Rich no início da pandemia.

[Foto: Reprodução YouTube | Tiny House Expedition]

A dupla trabalhava produzindo cenários para grandes eventos culturais e, com a pandemia, tiveram que encontrar outras oportunidades, já que os eventos foram todos cancelados. A resposta foi usar todo o conhecimento em construção de estruturas provisórias na fabricação de pequenas casas, usando ferramentas de fabricação auxiliadas por computador. Com estes recursos, a Atomic foi capaz de entregar uma mini casa em semanas.

[Foto: Reprodução YouTube | Tiny House Expedition]

Cerca de 80% dos materiais da mini casa, desde os painéis de parede e decks até as placas de revestimento, é cortado usando uma máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado). Essas máquinas são controladas por um computador e oferecem eficiência, precisão e consistência ao contrário do que se poderia obter com processos manuais.

“O que é interessante sobre a forma como construímos é que não é uma construção típica de casa. Trabalhamos com a tecnologia que já usávamos nas estruturas para grandes eventos, que exigiam agilidade. Construindo tudo a partir de nossa máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado). Tudo é projetado, cortado e conectado, como peças de quebra-cabeça”, explica Chloe.

Todas as peças são etiquetadas e organizadas no chão de fábrica, e saem prontas para a montagem. Esta abordagem significa menos desperdício de construção e tempo de montagem reduzido o tempo de construção para apenas cinco semanas.

[Foto: Reprodução YouTube | Tiny House Expedition]

A empresa pode projetar uma construção personalizada ou os clientes podem escolher um dos modelos pré-construídos. Esta casa de 12 metros de comprimento e 3 quartos é um bom exemplo do que a Atomic Tiny Homes pode entregar.

Com o exterior todo em metal e cerca de 37m² de área útil, a casa tem 3 quartos e ambientes perfeitamente integrados – garantindo conforto mesmo numa casa pequena. O quarto principal fica à esquerda e tem dois armários grandes perto da porta, além de muitos espaços de armazenamento ao redor da cama.

[Foto: Reprodução YouTube | Tiny House Expedition]

A cozinha é compacta, mas tem espaço suficiente para preparar refeições e guardar alimentos. A sala de estar, com um loft localizado no mezanino, é integrada à cozinha. O banheiro é pequeno e simples, similar aos banheiros de casas “convencionais” e a empresa oferece a opção de banheiro seco, para quem quiser economizar água e ter uma casa mais sustentável.

Os valores de uma casa projetada e construída pela Atomic Tiny Homes não são tão acessíveis quando pensamos em seu preço em reais. O custo inicial é de US$ 104 mil (algo em trono de R$ 500 mil) – a empresa já anunciou que está desenvolvendo modelos mais baratos.

[Foto: Reprodução YouTube | Tiny House Expedition]