Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Engenharia Compartilhada lança 5ª edição do Perfil Profissional Metroferroviário
LANÇAMENTO

Engenharia Compartilhada lança 5ª edição do Perfil Profissional Metroferroviário

Assessoria de imprensa - 18 de agosto de 2023 524 Visualizações
Engenharia Compartilhada lança 5ª edição do Perfil Profissional Metroferroviário

Pela primeira vez, a publicação inclui temas como intermobilidade e as certificações de projetos e de profissionais
A 5ª edição do Perfil Profissional Metroferroviário reúne um denso conteúdo para a carreira no segmento de trilhos, com temáticas inéditas na publicação. A intermobilidade é uma dessas novidades, ao tratar da integração entre diferentes modais de transporte para garantir maior eficiência, segurança e sustentabilidade na mobilidade urbana e no transporte de cargas. No artigo assinado pelo diretor da Informa Grupo Latin America, Hermano do Amaral Pinto Júnior, ele explica como a tecnologia pode auxiliar nesse processo, desde a desburocratização até a prevenção de problemas
Pela primeira vez, as certificações de projetos e de profissionais ganham espaço na publicação. No caso de projetos, os gerentes do Instituto Falcão Bauer, Marcelo Mitidieri e Fabio Marcel Guimarães, comentam como a certificação de projetos de infraestrutura no Brasil, o que inclui obras de ferrovias, metrôs e trens, poderá contribuir com a qualidade dos projetos.
Já na certificação de profissionais, a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) oferece a certificação para profissionais interessados em aumentar a eficiência nos trilhos, com atenção à redução de custos. Trata-se do certificado para a função de Inspetor de Ultrassom por meio de um sistema de crédito estruturado no qual o candidato precisa atender aos requisitos estabelecidos pela organização como escolaridade, experiência profissional, volume de treinamentos voltados para o setor, entre outros, para alcançar uma pontuação que é avaliada por um comitê de especialistas.
De acordo com o editor do Perfil Profissional Metroferroviário, Miguel Oliveira, o perfil segue a vocação do Engenharia Compartilhada, ao tratar das pautas relevantes para o desenvolvimento da carreira dos profissionais. “Apresentamos o cenário econômico, os investimentos e os programas de expansão da malha ferroviária. Sobre a carreira dos profissionais, retomamos o tema da liderança e saúde, e trouxemos o ponto de vista de profissionais que atuam nas operadoras sobre oportunidades do mercado de trabalho”, resume Oliveira.
Para ter acesso ao conteúdo da 5ª edição do Perfil Profissional Metroferroviário, acesse www.engenhariacompartilhada.com.br/relatorio.