Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Amazul celebra 10 anos de inovação com a criação de Comitê Científico e Tecnológico
INOVAÇÃO

Amazul celebra 10 anos de inovação com a criação de Comitê Científico e Tecnológico

Assessoria de imprensa - 23 de agosto de 2023 247 Visualizações
Amazul celebra 10 anos de inovação com a criação de Comitê Científico e Tecnológico

[Image: Amazul]


No mês de seu décimo aniversário, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) consolida-se como um dos principais atores do setor nuclear brasileiro e a maior empregadora da área de engenharia nuclear. A empresa atua em alguns dos programas estratégicos mais importantes do país e desenvolve tecnologias voltadas para garantir a soberania nacional no mar, melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros e proporcionar outros benefícios para sociedade.

A empresa marca sua trajetória de sucesso com uma nova iniciativa que reforça seu compromisso com a excelência científica e tecnológica: a criação do Comitê Científico e Tecnológico (ComCiTec), um marco significativo para a organização. O ComCiTec foi concebido para ser um grupo de especialistas altamente qualificados, cuja função é assessorar a Diretoria Executiva da AMAZUL em diversas áreas estratégicas. Desde investimentos em tecnologia e pesquisas até o desenvolvimento de produtos inovadores, passando por estratégias de segurança cibernética e aquisições estratégicas, o comitê desempenhará um papel vital no avanço contínuo da empresa. O comitê, coordenado por Leonam dos Santos Guimarães, renomado especialista em sua área e diretor técnico da ABDAN, e com Rafael Faraone Rando como secretário executivo, reúne profissionais de diversas esferas de conhecimento e atuação.

Para o presidente da ABDAN (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares), Celso Cunha, ao completar uma década de existência, a AMAZUL reafirma seu compromisso com a excelência científica, tecnológica e estratégica. "Uma década marcada por avanços tecnológicos e compromisso inabalável com a defesa e o desenvolvimento do Brasil. A criação do Comitê reforça o compromisso em alavancar conhecimentos multidisciplinares e liderança estratégica para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do país. Estamos ansiosos para os próximos capítulos dessa história de sucesso”, conta Cunha.

"Os projetos dos quais a empresa participa contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo formidáveis avanços na medicina, na agricultura, na indústria e no meio ambiente. Também estamos comprometidos com a produção da energia limpa, visando a descarbonização do planeta e o combate às mudanças climáticas para que todos vivam um mundo mais saudável”, afirma o diretor-presidente da AMAZUL, Newton Costa.

A trajetória da AMAZUL também inclui parcerias estratégicas. Em colaboração com a Marinha, a empresa trabalha no desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear, visando proteger a Amazônia Azul. Com a Eletronuclear, estende a vida útil da usina de Angra 1, e contribui para o campo da saúde em conjunto com o IPEN, no programa de adoção de boas práticas que produz radiofármacos para todo país. A AMAZUL também desempenha um papel crucial no projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), junto com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a CNEM, que irá contribuir para pesquisas e produção de radiofármacos. Além disso, a empresa prospecta oportunidades em irradiação de alimentos, pequenos reatores nucleares modulares (SMRs) e gerenciamento de rejeitos radioativos, estabelecendo um futuro promissor para o avanço tecnológico e ambiental.