Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ABB investe na inovadora plataforma edge-to-cloud Pratexo
INOVAÇÃO

ABB investe na inovadora plataforma edge-to-cloud Pratexo

Assessoria de imprensa - 23 de agosto de 2023 520 Visualizações
ABB investe na inovadora plataforma edge-to-cloud Pratexo

[Imagem: ABB]


A ABB está investindo em uma parceria estratégica com a Pratexo, empresa de plataforma de aceleração edge-to-cloud. A parceria envolve um investimento minoritário na Pratexo por meio da unidade de capital de risco da ABB, a ABB Technology Ventures (ATV). Os detalhes financeiros do investimento não foram divulgados.

A plataforma tecnológica da Pratexo suporta iniciativas de IoT e inteligência artificial que exigem poder computacional na borda. A tecnologia da empresa permite a configuração rápida de sistemas que podem processar grandes quantidades de dados gerados por sensores de IoT e executar análises avançadas em tempo real perto da localização do dispositivo, em vez de na nuvem.

A Divisão de Serviço de Eletrificação da ABB aproveitará a plataforma de desenvolvimento sem código líder do setor da Pratexo, o Pratexo Studio, para acelerar e revolucionar a forma como as soluções digitais de ponta a ponta são projetadas para os clientes, permitindo que eles tomem melhores decisões para operações futuras.

A colaboração com a Pratexo ajudará os clientes da ABB a implantar redes baseadas em borda e arquiteturas de soluções que fornecem percepções em tempo real, com os benefícios adicionais de volumes reduzidos de transferência de dados em nuvem, privacidade e segurança de dados aprimoradas e a capacidade de funcionar mesmo quando não estiver conectado à internet.

Um exemplo são as soluções de software personalizadas e descentralizadas que permitem que os operadores da rede de distribuição gerenciem, monitorem e avaliem os sistemas elétricos em tempo real, identifiquem o que pode estar causando falhas na máquina e otimizem no nível mais local para se ajustarem às circunstâncias que mudam rapidamente, como identificar e responder às mudanças na disponibilidade e no consumo de energia.

"Estamos em uma posição única para apoiar os clientes em sua transformação digital, independentemente do estágio em que se encontram. O investimento e a parceria com startups inovadoras como a Pratexo trazem avanços aos nossos recursos de serviços tecnológicos para fornecer resultados de negócios aprimorados da indústria 4.0 para nossos clientes", disse Stuart Thompson, presidente da Divisão de Serviços de Eletrificação da ABB. "Com a pilha de tecnologia aberta da Pratexo, podemos implantar e dimensionar a transição de forma contínua, segura e sob medida."

"Os últimos 20 anos de TI foram principalmente sobre a centralização da computação na nuvem. Os próximos 10 anos serão para equilibrar isso com uma abordagem híbrida da borda à nuvem - fazendo a computação certa no lugar certo e no nível certo. Nossa estreita colaboração com a ABB possibilitará e acelerará ainda mais essa transição", explica Blaine Mathieu, CEO da Pratexo.

A Pratexo, membro do centro de crescimento de inovação ABB SynerLeap, foi uma das três vencedoras do ABB Electrification's 2022 Startup Challenge, uma competição global para empresas inovadoras desenvolverem conceitos pioneiros que apoiam a mudança segura, inteligente e sustentável do mundo em direção à eletrificação.

"Com o foco cada vez maior em segurança e privacidade de TI, as empresas estão se afastando da nuvem centralizada para soluções de IoT baseadas em micro e borda da nuvem para manter a resiliência, a flexibilidade e a escalabilidade", disse Mads Moeller, diretor da ABB Technology Ventures para Eletrificação. "Essa parceria acelerará o desenvolvimento de tecnologia de software para que os clientes da ABB realizem análises causais em tempo real para falhas elétricas, permitindo operações aprimoradas."

A aliança é o sexto investimento de capital de risco da ABB em 2023 e ajuda a expandir o ecossistema de parceiros de inovação da empresa, desenvolvendo soluções que apoiam a descarbonização. Desde sua formação em 2009, a unidade de capital de risco da ABB, ATV, investiu cerca de US$ 300 milhões em startups que estão alinhadas com seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e movimento.