[Carlos Alexandre Netto (reitor da UFRGS) e Clóvis Tramontina (presidente do Conselho de Administração da Tramontina), na cerimônia de assinatura da parceria da Cátedra Tramontina Eletrik, em 2013.]
Exemplo pioneiro de integração entre a academia e o setor privado, a Cátedra Tramontina Eletrik, uma parceria entre a fábrica de materiais elétricos da Tramontina e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), está completando 10 anos e anuncia a renovação do seu acordo de cooperação até 2025. A iniciativa vem promovendo a educação, a inovação e o desenvolvimento de conhecimentos essenciais para os futuros profissionais do mercado.
A parceria entre a Tramontina e a Escola de Administração da UFRGS foi estabelecida a convite da universidade, como resultado do interesse mútuo em fortalecer a relação entre a academia e o setor empresarial. Desde então, a Cátedra Tramontina Eletrik tem sido um espaço para integrar conhecimento teórico e prático, envolvendo alunos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado em projetos de inovação científica e tecnológica, inteligência artificial e ciência de dados.
A iniciativa, além de posicionar a universidade como destaque na rede internacional de pesquisas, com publicações científicas e apresentações em congressos internacionais, vem gerando conexões com professores de importantes instituições internacionais, como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of Texas, entre outras.
Solução de desafios empresariais
A Cátedra Tramontina Eletrik é a primeira parceria desse tipo na história da UFRGS e uma das poucas existentes no Brasil. A renovação do acordo de cooperação reafirma o compromisso contínuo da Tramontina e da UFRGS em investir na educação e no desenvolvimento científico. Compromisso este baseado no propósito da marca Tramontina: “Crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos”. Essa parceria única tem se mostrado uma fonte valiosa de aprendizado e inovação, fortalecendo a formação dos futuros profissionais e impulsionando avanços científicos e tecnológicos que contribuem para a busca de soluções para os desafios empresariais e sociais no Brasil.
“A Tramontina, através de seu propósito, sempre esteve presente na educação, incentivando seus colaboradores a expandirem seus conhecimentos em diversas áreas. A Cátedra Tramontina Eletrik representa uma ponte valiosa entre o mundo empresarial e acadêmico, beneficiando ambas as partes. Aprendemos com os resultados dos trabalhos desenvolvidos na universidade, aplicando esse conhecimento nos processos de transformação e inovação em todas as unidades do grupo empresarial”, informa Roberto Aimi, Diretor Executivo da Tramontina.
Para Vinícius Andrade Brei, professor associado da UFRGS e coordenador da Cátedra desde sua fundação, essa iniciativa impulsiona a educação, inovação e conhecimento para os profissionais do futuro. "A integração e colaboração entre empresas e universidades são baseadas na confiança desenvolvida ao longo dos anos e possibilitam a formação de pessoas capacitadas e com cultura crítica para atuar tanto no mundo acadêmico quanto empresarial, promovendo avanços nas áreas de processos, gestão e produtos usando métodos de ponta, como inteligência artificial", comenta.