Gamesa amplia fábrica de equipamentos eólicos na Bahia
A empresa espanhola Gamesa ampliou sua fábrica, em Camaçari, na Bahia, aumentando a capacidade de produzir naceles (equipamentos utilizados em turbinas eólicas) para uma quantidade equivalente a 640 MW, ante 400 MW anteriormente. Os investimentos no empreendimento somam cerca de R$ 30 milhões e a cerimônia de inauguração da ampliação, nesta segunda-feira (8), reuniu o governador do estado, Rui Costa (à esquerda da foto), e o presidente da companhia, Ignacio Martín (à direita da foto).
De acordo com a empresa, a nova estrutura da fábrica vai levá-la a duplicar sua força de trabalho no Brasil, chegando a um total de 570 empregados até ao fim deste ano, sendo que a instalação da Gamesa no País foi iniciada em 2011, somando cerca de R$ 106 milhões de investimentos no Brasil desde então.
A fábrica da Bahia foi implantada em setembro de 2014, quatro meses antes do exigido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para manter sua subscrição no Finame. Além disso, a planta, que é a única da companhia na América Latina, conta com uma linha multimodelo: atualmente produz naceles para a turbina G97-2.0 MW e, a partir de janeiro de 2016, será introduzido também o modelo G114, um aerogerador que reduz em 10% o custo da energia relativamente ao modelo anterior. Ambas as máquinas foram parte da plataforma 2.0-2.5 MW da Gamesa, das quais já foram instaladas mais de 1.000 MW no Brasil.
“Essa ampliação reforça nossas operações em um mercado prioritário para a Gamesa: em 2014, o Brasil foi o responsável por 22% do total de MW vendidos pela companhia”, afirmou o presidente da Gamesa, Ignacio Martín.
A inauguração foi presidida pelo governador da Bahia, Rui Costa dos Santos, pelo prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, e pela presidente executiva de Abeeolica, Elbia Gannoum. Além das autoridades do País estiveram presentes Ignacio Martín, presidente da Gamesa, Xabier Etxeberria, diretor-geral executivo, José Antonio Miranda, CEO para América Latina, e Edgard Corrochano, diretor-geral da Gamesa no Brasil, entre outros diretores da companhia.