Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Maraya Concert Hall: o maior edifício espelhado do mundo instalado no deserto da Arábia Saudita
ARQUITETURA

Maraya Concert Hall: o maior edifício espelhado do mundo instalado no deserto da Arábia Saudita

Assessoria de Imprensa - 24 de outubro de 2023 245 Visualizações
Maraya Concert Hall: o maior edifício espelhado do mundo instalado no deserto da Arábia Saudita

O calor escaldante de um deserto pode, facilmente, pregar peças na mente e criar ilusões que confundem as pessoas. Agora imagine se deparar com o maior edifício espelhado do mundo, construído pela Royal Commission for Al Ula (RCU) no coração do deserto no Vale Ashar, na Arábia Saudita. Com antigas montanhas de arenito esculpidas pelo vento refletidas ao longo de sua extensão, sua estrutura parece desaparecer para, em seguida, reaparecer na paisagem.
Este é o Maraya Concert Hall, uma sala de concertos que também é também um centro de eventos artísticos e culturais em AlUla, e que possui uma estrutura ultramoderna, com 9.740 m² de vidro espelhado em um local que ninguém esperaria encontrar uma obra dessa dimensão. Embora 'Maraya' signifique 'espelhos' em árabe, este não é um vidro espelhado comum, é uma formulação especialmente desenvolvida pela Guardian Glass, em apenas três meses, para esta obra.

Nabil El Ahmar, na época Gerente de Mega Projetos e Parcerias Estratégicas da Guardian Glass, foi convidado pela primeira vez para ver o projeto depois que uma tentativa de solução espelhada, proposta por uma outra empresa, falhou. O exterior estava coberto com gigantescas folhas de metal, refletindo uma versão distorcida do ambiente. “Ficamos chocados ao descobrir que nem sequer era um espelho, e certamente tínhamos uma solução melhor”, conta Nabil.
Foi anunciado, então, um concurso público para escolher a melhor solução. Logo ficou claro que as propostas concorrentes eram todas variações de vidro prateado altamente refletivo. “O designer queria um espelho de verdade”, explica Nabil, “com areia e montanhas, um edifício mais visível seria uma intrusão ao meio ambiente”. Neste cenário, apenas a Guardian Glass aceitou o desafio de criar um novo vidro espelhado exterior capaz de resistir a condições tão extremas.
No entanto, ganhar o contrato foi a parte fácil. A partir deste ponto, o verdadeiro desafio começou. Revestir uma sala de concertos com 500 lugares no meio de um vasto deserto, com espelhos gigantes, era um quebra-cabeça técnico e logístico por si só.
Mas a equipe teve outro obstáculo a superar: o prazo. A temporada de concertos começaria em dezembro, faltando apenas três meses, e os artistas já estavam reservados e os ingressos vendidos. “Não entregar os espelhos a tempo teria sido catastrófico para todos”, diz Nabil.
Ele lembra que a engenhosidade e a perseverança valeram a pena. “Tivemos que desenvolver soluções para as necessidades únicas do Maraya Concert Hall, acrescenta Jasmin Hodzic, diretora de Marketing da Guardian Glass para a África e Oriente Médio.


Os desenvolvedores sempre evitaram usar espelhos tradicionais no exterior. Um dos motivos é a durabilidade, pois a luz solar intensa ou a umidade podem causar oxidação, distorção e descoloração das placas. Para lidar com esses problemas, um novo espelho foi desenvolvido, baseado em um espelho para ambientes interiores da Guardian Glass, o UltraMirror, um produto altamente durável, mas com um revestimento protetor especial. “O novo produto teve que resistir a alguns dos elementos mais agressivos do planeta, e uma das características mais marcantes do cobre é a resistência à corrosão”, diz Nabil.
Isso também exigiu um novo processo logístico. A matéria prima do espelho é normalmente produzida em folhas brutas padrão, usando vidro recozido, e depois enviado a um processador para corte. No entanto, devido às temperaturas extremas às quais o exterior do Maraya seria exposto, o vidro teve que ser temperado e, portanto, não poderia ser cortado após ser revestido sem o risco de quebrar. A Guardian resolveu isso enviando o vidro recozido bruto para o processador. Este, então, enviou o vidro bruto, cortado no tamanho e tratado termicamente, de volta para a Guardian, que aplicou o revestimento protetor.
Inaugurado em 2019, o Maraya Concert Hall figura no Guiness World Records como o maior edifício espelhado já construído, e foi vencedor do prêmio Architizer A+ Awards 2020 na categoria Arquitetura e Vidro. Sua arquitetura contribuiu ainda para aumentar o fascínio pelo sítio arqueológico próximo de Al-Hijr – o primeiro local na Arábia Saudita certificado como Patrimônio Mundial.

Ficha Técnica

  • Cliente: Comissão Real, Al Ula
  • Agência de Eventos: MMG KSA
  • Gerenciamento de projetos e criação: Black Engineering Dwc-Llc. (Massimo Fogliati, Fabio Pavanetto)
  • Arquitetura e Design: Gioforma Architects Designers and Artists, Milão (Florian Boje, Cristiana Picco, Claudio Santucci)
  • Engenharia Geral: Gap progetti

Guardian Glass
A Guardian Glass, uma importante unidade de negócios da Guardian Industries, é uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidros float (plano), revestido (coated) e transformado. Em suas 26 linhas de vidro float em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidros de alto desempenho para uso em aplicações de arquitetura externas (comerciais e residenciais) e interiores, bem como transporte e produtos técnicos. O vidro da Guardian Glass está presente em residências, escritórios, carros e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetônicas mundiais. O Guardian Glass Science & Technology Center trabalha continuamente para criar novos produtos e soluções de vidro usando a tecnologia mais avançada para ajudar os clientes a “ver o que é possível” (see what´s is possible™). Visite