Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias ABB Robótica e Porsche Consulting colaboram para automatizar a indústria da construção
AUTOMAÇÃO

ABB Robótica e Porsche Consulting colaboram para automatizar a indústria da construção

Assessoria de Imprensa - 08 de novembro de 2023 930 Visualizações
ABB Robótica e Porsche Consulting colaboram para automatizar a indústria da construção

• Colaboração para integrar automação, planejamento avançado e design de fábricas de grande escala para transformar a fabricação de habitações modulares

• Previsão é que a automação do setor da construção aumente 85% até 20301, à medida que cresce a procura de habitações novas e melhores face à crescente escassez de mão de obra no setor.

A ABB Robótica e Porsche Consulting anunciaram sua colaboração para impulsionar a automação na indústria da construção com um projeto piloto para desenvolver novas práticas inovadoras na fabricação de habitações modulares. A colaboração ajudará a satisfazer a necessidade de edifícios mais acessíveis e sustentáveis ??e a reduzir o impacto ambiental da construção, num contexto de escassez generalizada de mão de obra e de competências.

“A indústria da construção enfrenta inúmeros desafios. Fábricas altamente automatizadas para edifícios podem oferecer habitações de maior qualidade e mais acessíveis. Ao combinar as soluções robóticas líderes da ABB e o conhecimento da Porsche Consulting no planeamento e gestão de fábricas de última geração, queremos ajudar a transformar esta importante indústria”, afirmou Eberhard Weiblen, Presidente do Conselho Executivo da Porsche Consulting.

“Acreditamos que há uma oportunidade clara de transformar este setor e a forma como as casas são construídas, automatizando o processo de fabricação de componentes modulares”, acrescentou Marc Segura, Presidente da Divisão de Robótica da ABB. “Uma automação maior e mais inteligente é a resposta à escassez generalizada de mão de obra e esta colaboração aumentará a produtividade, permitirá uma maior personalização e práticas de construção mais sustentáveis ??e eficientes.”

As profissões relacionadas com a construção normalmente dominam a lista de falta de mão de obra1, um fator que contribui para a escassez de habitação em muitos países. Nos Estados Unidos, a falta de mão de obra está contribuindo para um déficit habitacional de quase quatro milhões de habitações, enquanto a Alemanha deverá ter escassez de oferta habitacional em 35 das suas cidades até 20303.

O setor da construção tradicional está lutando para satisfazer a procura de novas habitações, enquanto o desempenho ambiental e a eficiência dos edifícios precisam de melhorar, juntamente com a adoção de métodos de construção mais sustentáveis. Estas incluem a redução do transporte de matérias-primas para os locais de construção e a eliminação dos custos e impactos correspondentes da remoção de materiais e resíduos indesejados. Estima-se que isso represente até 25% do material transportado para um canteiro de obras1.

A construção está atrás de outras indústrias na adoção de automação e robótica. Numa pesquisa global realizada pela ABB com 1.900 grandes e pequenas empresas de construção na Europa, nos EUA e na China, apenas 55% das companhias do setor afirmam usar robôs, em comparação com 84% no setor automotivo e 79% na indústria da transformação. A pesquisa também mostra que 81% das empresas de construção planejam introduzir ou aumentar o uso da robótica e da automação na próxima década1.

A construção está atrás de outras indústrias na adoção de automação e robótica. Num inquérito global encomendado pela ABB a 1.900 grandes e pequenas empresas de construção na Europa, nos EUA e na China, apenas 55% das empresas de construção afirmam usar robôs, em comparação com 84% no setor automotivo e 79% na indústria da transformação. A pesquisa também mostra que 81% das empresas de construção planejam introduzir ou aumentar o uso da robótica e da automação na próxima década1.

“Compreendemos a importância da habitação sustentável e acreditamos que a transferência de tecnologia e conhecimentos para o setor da construção proporcionará o impacto positivo que temos visto noutras indústrias”, acrescentou Eberhard Weiblen, da Porsche Consulting.

“Daremos vida ao nosso projeto e demonstraremos como a construção modular robótica pode ajudar a apoiar as mudanças que a nossa sociedade exige. A abordagem conjunta levará a construção modular a um novo nível em termos de qualidade, eficiência, design e sustentabilidade”, concluiu Marc Segura da ABB.

A ABB Robótica & Automação Discreta, como um dos principais fornecedores mundiais de robótica e automação de máquinas, é a única empresa com um portfólio integrado que abrange robôs, robôs móveis autônomos (AMR) e soluções de automação de máquinas, projetados e orquestrados por nosso software de criação de valor. Ajudamos empresas de todos os portes e segmentos - do automotivo ao eletrônico e logístico - a se tornarem mais resilientes, flexíveis e eficientes. A ABB Robótica & Automação Discreta oferece suporte aos clientes na transição para uma fábrica conectada e colaborativa do futuro. A área de negócios emprega aproximadamente 11.000 pessoas em mais de 100 localidades em aproximadamente 50 países. go.abb/robotics

A Porsche Consulting GmbH é uma das principais consultorias de gestão da Alemanha. Foi fundada em 1994, após a transformação bem sucedida da Porsche numa das mais lucrativas e admiradas empresas de automóveis desportivos e de luxo. Hoje, os seus especialistas apoiam empresas em todo o mundo, bem como o Grupo Volkswagen, na transformação estratégica e na gestão do desempenho. Os consultores trabalham em vários setores, incluindo mobilidade, ciências biológicas, bens industriais, serviços financeiros, energia, aeroespacial, construção e bens de consumo. Eles oferecem excelência nas áreas de estratégia e organização, operações, marca e vendas, bem como desenvolvimento e tecnologia em locais na Alemanha, Itália, França, China, Brasil e EUA. Com coração e alma e espírito pioneiro. www.porsche-consulting.com

1Global Construction 2030 Report

2EURES-Labour Shortages report (europa.eu)

3Housing Supply: A Growing Deficit - Freddie Mac

4Deutsche Bank, 2023 Housing Market Outlook

5WRAP

6International Labor Organization 2015

7ABB Construction Industry Survey May 2021