Os estudantes João Miguel Suguihara e João Gabriel Oliveira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), foram os grandes nomes da cerimônia de premiação do 16º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que ocorreu em 31/10, em auditório localizado no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O grupo, orientado pelo professor Felipe de Souza Noto, representará ainda o Brasil na disputa com outros países da América Latina no Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2023, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), que acontecerá durante o Alacero Summit 2023, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de novembro desse ano. Estiveram presentes no evento o reitor da universidade, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, além de membros da diretoria, coordenadores e professores.
Com 170 equipes inscritas, a edição deste ano contou com um total de 57 projetos entregues de 34 universidades. O projeto vencedor destacou-se por um programa de educação para “projetos de iniciação científica e artística”, bem relacionado com o partido arquitetônico, e com excelente organização espacial e programática, além de interessante combinação de sistemas estruturais, memorial descritivo bem formulado e excelente apresentação gráfica.
Os segundo e terceiro lugares ficaram com os alunos da própria Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com alunos da Universidade Paulista. Foram atribuídas, ainda, duas menções honrosas aos alunos da Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de Santa Catarina.
Os alunos premiados também receberam manuais técnicos de construção em aço do CBCA, edições impressas da revista Arquitetura & Aço, livros sobre construção em aço e inscrição nos cursos à distância disponibilizados pelo CBCA.
A Comissão Julgadora foi composta por profissionais da Comissão Executiva do CBCA, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural.
Um dos principais objetivos do Concurso é a promoção e difusão do uso do aço na construção civil. Dessa forma, a competição estimula os jovens estudantes a desenvolver diversas habilidades e projetos de arquitetura com uso do aço. Além disso, o Concurso também proporciona complementação na formação dos alunos, na medida em que propõe um aprofundamento, sob orientação de um professor.
A equipe do CBCA trabalhará para que o edital do 17º Concurso, a ser realizado em 2024, saia em tempo hábil para que possa ser utilizado como disciplina de projeto em sala de aula e parabeniza todas as universidades participantes pelo incentivo à pesquisa e ao debate dentro da universidade.
Mais informações sobre o projeto vencedor estão publicadas em https://www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/.