Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Cerimônia de premiação do 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura reúne cerca de 150 pessoas na UTFPR, em Curitiba
PREMIAÇÃO

Cerimônia de premiação do 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura reúne cerca de 150 pessoas na UTFPR, em Curitiba

Assessoria de Imprensa - 23 de novembro de 2023 454 Visualizações
Cerimônia de premiação do 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura reúne cerca de 150 pessoas na UTFPR, em Curitiba

Os estudantes João Miguel Suguihara e João Gabriel Oliveira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), foram os grandes nomes da cerimônia de premiação do 16º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que ocorreu em 31/10, em auditório localizado no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O grupo, orientado pelo professor Felipe de Souza Noto, representará ainda o Brasil na disputa com outros países da América Latina no Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2023, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), que acontecerá durante o Alacero Summit 2023, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de novembro desse ano. Estiveram presentes no evento o reitor da universidade, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, além de membros da diretoria, coordenadores e professores.

Com 170 equipes inscritas, a edição deste ano contou com um total de 57 projetos entregues de 34 universidades. O projeto vencedor destacou-se por um programa de educação para “projetos de iniciação científica e artística”, bem relacionado com o partido arquitetônico, e com excelente organização espacial e programática, além de interessante combinação de sistemas estruturais, memorial descritivo bem formulado e excelente apresentação gráfica.

Os segundo e terceiro lugares ficaram com os alunos da própria Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com alunos da Universidade Paulista. Foram atribuídas, ainda, duas menções honrosas aos alunos da Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de Santa Catarina.

Os alunos premiados também receberam manuais técnicos de construção em aço do CBCA, edições impressas da revista Arquitetura & Aço, livros sobre construção em aço e inscrição nos cursos à distância disponibilizados pelo CBCA.

A Comissão Julgadora foi composta por profissionais da Comissão Executiva do CBCA, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural.

Um dos principais objetivos do Concurso é a promoção e difusão do uso do aço na construção civil. Dessa forma, a competição estimula os jovens estudantes a desenvolver diversas habilidades e projetos de arquitetura com uso do aço. Além disso, o Concurso também proporciona complementação na formação dos alunos, na medida em que propõe um aprofundamento, sob orientação de um professor.

A equipe do CBCA trabalhará para que o edital do 17º Concurso, a ser realizado em 2024, saia em tempo hábil para que possa ser utilizado como disciplina de projeto em sala de aula e parabeniza todas as universidades participantes pelo incentivo à pesquisa e ao debate dentro da universidade.

Mais informações sobre o projeto vencedor estão publicadas em https://www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/.