Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Estudo realizado pela TÜV Rheinland viabiliza oferta vencedora do leilão do Trem Intercidades em São Paulo
OBRAS

Estudo realizado pela TÜV Rheinland viabiliza oferta vencedora do leilão do Trem Intercidades em São Paulo

ASSESSORIA DE IMPRENSA - 08 de março de 2024 399 Visualizações
Estudo realizado pela TÜV Rheinland viabiliza oferta vencedora do leilão do Trem Intercidades em São Paulo

O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos liderado pelo Grupo Comporte, em parceria com a estatal chinesa CRRC, maior fabricante mundial de suprimentos ferroviários, conquistou a vitória no leilão do Trem Intercidades que conectará as cidades de São Paulo e Campinas. A obra será concretizada por meio do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com um investimento estimado em R$ 14,2 bilhões.

A proposta vitoriosa foi elaborada com base nos estudos de engenharia conduzidos pelos especialistas da TÜV Rheinland, empresa global de consultoria, testes e certificação de sistemas metroferroviários. A avaliação fornecida pela empresa alemã desempenhou um papel fundamental na decisão da Comporte de participar do leilão, resultando em sua vitória.

"A expertise técnica da TÜV Rheinland foi fundamental para nossa estratégia e sucesso neste empreendimento. Com base em sua avaliação, conseguimos formular uma proposta competitiva e robusta, culminando na conquista deste importante projeto para São Paulo e região", afirma José Efraim Neves, diretor do Grupo Comporte.

Além do trem intercidades São Paulo - Campinas, a Comporte ampliará suas responsabilidades, assumindo também a gestão da Linha 7-Rubi, que conecta a estação Barra Funda a Jundiaí, ao longo de suas 17 estações.

Os estudos de engenharia realizados pela TÜV Rheinland contemplaram uma análise abrangente e detalhada das necessidades técnicas e operacionais envolvidas na implementação do sistema ferroviário. Os engenheiros da TÜV Rheinland conduziram uma avaliação completa dos aspectos estruturais, de segurança e de eficiência do projeto, considerando desde a infraestrutura das vias até os sistemas de sinalização e controle. Além disso, foram avaliados critérios de sustentabilidade e impacto ambiental, garantindo que o projeto esteja alinhado com as melhores práticas globais. “O estudo proporcionou à equipe do consórcio liderado pela Comporte uma compreensão profunda dos desafios e das oportunidades envolvidas, permitindo a formulação de uma proposta competitiva e tecnicamente sólida para o leilão do Trem Intercidades”, explica Marcos Camelo, Gerente Geral de Ferrovias da TÜV Rheinland.

Este sucesso soma-se à vitória da Comporte no leilão de privatização do Metrô de Belo Horizonte (MG) no final de 2022, onde a empresa também apresentou uma proposta embasada em um estudo de viabilidade realizado pela TÜV Rheinland.

Lars Walther, Diretor Global de Ferrovias da TÜV Rheinland, acrescenta que "Estamos orgulhosos por termos contribuído para mais uma conquista significativa na infraestrutura ferroviária brasileira. Nossa parceria com a Comporte demonstra o impacto positivo que a expertise técnica pode ter na viabilização de projetos desafiadores".