Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Conheça as vantagens do uso de drywall em espaços de saúde
SEGURANÇA

Conheça as vantagens do uso de drywall em espaços de saúde

ASSESSORIA DE IMPRENSA - 11 de março de 2024 288 Visualizações
Conheça as vantagens do uso de drywall em espaços de saúde

[Clínica Gênesis com paredes feitas com placas Hábito da Placo, local é um centro de reprodução assistida certificado na América Latina. Foto: Thiago Lafayet]


Ao projetar um espaço de saúde, existem diversos pontos que devem ser levados em consideração no projeto. Sua construção envolve muitas especificações, exigências e regulamentações para garantir a segurança, bem-estar e conforto ao paciente, pontos essenciais para auxiliar sua recuperação. O sistema drywall é uma das soluções mais indicadas para esse tipo de ambiente pois garante benefícios para espaços de saúde como isolamento acústico e térmico, agilidade na construção e em reformas, resistência ao fogo e fácil manutenção,a umidade e ao mofo.

Um dos muitos critérios que devem ser levados em consideração para projeto em ambientes de saúde é o conforto acústico. Um ambiente barulhento pode causar aumento da produção de adrenalina reação muscular e contração dos vasos sanguíneos, além da perda de audição em casos mais graves segundo dados pesquisa “Noise Levels in John Hopkins Hospital”, desenvolvida pela norte-americana Ile Busch-Vishniac, engenheira mecânica e ex-reitora da Whiting School of Engineering na Johns Hopkins.

“Quando falamos de projetos de espaços de saúde, é imprescindível que seja levado em consideração o conforto e que haja um tratamento acústico apropriado para garantir o bem-estar dos pacientes e dos profissionais da saúde. Uma boa acústica pode reduzir a necessidade de medicação extra e a reinternação hospitalar, além de diminuir os níveis de estresse dos pacientes”, explica Fernando Neves, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado Acústico na Saint-Gobain

Na maioria das clínicas construídas usando alvenaria, os sons podem chegar a 80 decibéis, equivalente ao barulho emitido pelo trânsito das grandes cidades, segundo a pesquisa Archives of Internal Medicine, da American Medical Association. Esse nível de ruído, inclusive, está muito além dos 35 decibéis que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece como um ambiente sonoro curativo. Para reduzir os efeitos causados pelo ruído, muitas técnicas e produtos foram desenvolvidos e têm sido usados principalmente na construção civil, visando adequar os ambientes das edificações às exigências de qualidade ou ao conforto acústico requeridos, buscando garantir o bem-estar das pessoas que aí vivem ou trabalham.

Algumas soluções em drywall, como a Placa Performa, podem reduzir em até 50% os ruídos (em relação as placas convencionais), garantindo o conforto acústico. E para potencializar esse desempenho é recomendado o uso de lã de vidro como recheio do sistema, a combinação de soluções beneficia tambem o conforto térmico do espaço reduzindo necessidade de usar tanto o ar-condicionado. Em algumas construções, estima-se que o edifício tenha uma redução de até 20% nos gastos com energia elétrica em comparação a construções convencionais.

A segurança é outro fator altamente considerado em espaços de saúde, principalmente relacionado a proteção contra incêndios. A Placa RF, por exemplo, possui classificação IIA (Corpo de Bombeiros) que garante, com todo sistema de drywall, o cumprimento de requisitos para resistência ao fogo.

Além dessas propriedades destacadas acima, o drywall auxilia na economia de espaço, já que suas paredes são pelo menos 5 centímetros mais finas que as paredes de alvenaria tradicional. O material é leve, versátil, sustentável, resistente e gera aumento de produtividade na obra, potencializando a rapidez de execução ou reforma um projeto hospitalar.