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PHD Guindastes refaz estratégia em ano difícil

DCI - 13 de julho de 2015 1227 Visualizações
PHD Guindastes refaz estratégia em ano difícil
São Paulo - O cenário de incertezas continua pressionando a indústria de máquinas de construção. Por esse motivo, a brasileira PHD Guindastes aposta em novos produtos e na fidelização de clientes para minimizar os efeitos da crise.
Apesar da guerra de preços que temos atualmente neste mercado, o cliente que tem nosso produto retorna, afirma o diretor da empresa, Adão Marques.
O executivo conta que, hoje, o segmento em que a PHD atua possui aproximadamente 40 fabricantes locais. Nos últimos cinco anos, a concorrência aumentou bastante, só que o mercado não acompanhou este crescimento, pondera Marques.
Diante deste quadro, ele afirma que a PHD não reajusta preços dos equipamentos há muito tempo. Há anos que temos absorvido o aumento de custos. Tínhamos uma boa margem, mas que ao longo do tempo foi completamente achatada, acrescenta o executivo.
Desde 2013, a companhia vem investindo R$ 13 milhões em aumento de capacidade produtiva e ganhos de produtividade e competitividade, ciclo que se completa neste ano. A competição está cada vez mais acirrada, por isso estamos buscando novos caminhos para nos sobressair, ressalta. Com produtos que custam entre R$ 40 mil e R$ 300 mil, a companhia de Caxias do Sul (RS) trabalha com boa parte do portfólio com o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Finame.
Não só a redução das vendas vem afetando o mercado, mas também o aumento dos juros e aperto das condições do Finame, pontua Marques.
O executivo comenta que os bancos estão mais seletivos, hoje, justamente por conta das incertezas do mercado. As instituições financeiras estão segurando um pouco o Finame. O cenário incerto tem impactado a liberação de crédito, informa Marques.
Ele acrescenta ainda que, além da queda verificada no setor imobiliário, a operação Lava Jato também tem impactado o mercado de construção.
Como grandes construtoras estão impedidas de atuar, a demanda neste setor é atingida, o que gera uma reação em cadeia, complementa o diretor da companhia.
Ainda assim, Marques projeta para este ano um desempenho em linha com o de 2014. Vamos nos concentrar na abertura de novos nichos de mercado, como o lançamento de um guindaste florestal, para fazer frente à crise, pondera.
Além disso, a empresa está ampliando o portfólio já existente. Estamos desenvolvendo novos produtos. Quando a demanda retornar, em meados de 2016 e 2017, estaremos pronto para atender ao mercado, ressalta Marques.