Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Trimble abre inscrições de prêmio para projetos de construção
PRÊMIO

Trimble abre inscrições de prêmio para projetos de construção

ASSESSORIA DE IMPRENSA - 09 de abril de 2024 246 Visualizações
Trimble abre inscrições de prêmio para projetos de construção

[Imagem: Divulgação]


A Trimble, companhia global de tecnologia para posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados, abriu inscrições para o Prêmio Tekla BIM Awards 2024. A premiação é uma competição global de projetos estruturais que analisa o uso do Tekla para desenvolvimento de projetos de engenharia industrial. Com foco em reconhecer e compartilhar histórias de sucesso inovadoras que desempenharam um papel significativo na construção de estruturas complexas e, a empresa realizadora também busca cases que contribuem na liderança do desenvolvimento BIM da indústria da construção.

O Tekla é mundialmente conhecido no setor de construção e engenharia por inserir mais detalhes e dados em fluxos de trabalho no Modelo da Informação da Construção (BIM), constituído pelo conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. A tecnologia permite uma compreensão mais profunda dos projetos em cada fase, como em desenhos, projeções, processos e profissionais envolvidos que se conectam de maneira inteligente, eficaz e precisa por meio da ferramenta.

A disputa possui sete categorias para identificação e inscrição das propostas, e contempla profissionais e estudantes do setor. Edifícios, projetos públicos, industriais, recreativos entre outros fazem parte da lista, assim como escritórios, complexos residenciais, hotéis, edifícios de serviços públicos e shopping centers ou outros edifícios mercantis. Já para categoria dos públicos, identificam edifícios que são utilizados pelo público em geral, como exemplo de instalações de saúde, hospitais, instalações educacionais, aeroportos, centros de pesquisa e edifícios governamentais. Para as indústrias, a categoria engloba todos os projetos desenhados para fins industriais, fábricas, moinhos, plataformas de perfuração e usinas de energia. Pontes, túneis, estádios, centros esportivos, entre outros também possuem categorias específicas.
Para estudantes e pequenos projetos não há restrição por tipo de construção.

A competição é organizada em duas rodadas. A primeira consiste na seleção local para o Brasil, e na segunda fase, os vencedores destas competições locais entram no Tekla Global BIM Awards, versão global e final da premiação.
O júri é composto por especialistas internos e externos da indústria da construção e de BIM, e votações populares também fazem parte da escolha do vencedor.

Nas últimas edições do Tekla BIM Awards o Brasil foi representado por 4 categorias, entre elas as de projeto industrial pela criação do projeto de um centro de distribuição de energia totalmente automatizado, que opera sem a necessidade de ter funcionários no local, também em projeto público com o Fórum Cível de Porto Velho, uma obra de estrutura metálica com aproximadamente 1.200 toneladas. Os estudantes da Universidade de São Paulo também levaram se inscreveram na categoria educacional com estruturas de arte e projetos comerciais com residências de alto padrão pré moldado também se destacou na competição local.

Segundo o diretor da divisão de estruturas da Trimble Brasil, Carlos Costa, a empresa tem expectativas de levar nomes brasileiros para a final: "A premiação Tekla BIM Awards é uma oportunidade de expor projetos incríveis para todo o mundo e propor inovações, engenhosidade, benefícios ambientais e colaboração. Esperamos que usuários do Tekla no Brasil possam levar inovação e se destacarem no cenário global."

Os vencedores do Tekla BIM Awards Brasil participarão de uma cerimônia local, e os classificados participarão da competição Tekla BIM Awards Global e serão convidados a uma viagem a Las Vegas nos (EUA) para a celebração oficial, além de realizarem networking com outros vencedores do prêmio e com equipes técnicas, trabalhando em atividades de team building é uma competição surpresa.

Os prêmios contemplam qualificação automática para o próximo Tekla Global BIM Awards, apresentação dos projetos vencedores nas páginas da web do Tekla BIM Awards da Trimble, troféu personalizado com nome da empresa/equipe e certificado emoldurado.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de abril e os interessados devem acessar o site e formulário disponível no endereço: Link