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São Paulo, 16 de maio de 2024 - De acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), o ruído das aeronaves é a causa mais significativa de reação adversa da população em relação à operação e expansão dos aeroportos. Limitar ou reduzir o número de pessoas afetadas é, portanto, uma das principais prioridades e metas do setor, uma vez que o problema foi identificado como causa de grande incômodo, perturbação do sono e outros impactos na saúde.
À medida que a demanda por aeronaves ecologicamente mais corretas aumenta, líderes globais da indústria aeroespacial trabalham no desenvolvimento de aviões mais silenciosos e que consomem menos combustível. Após unirem forças para esse fim e em reconhecimento ao seu trabalho promissor, os inventores brasileiros Fernando Catalano e Micael Carmo foram selecionados como finalistas do European Inventor Award (Prêmio Europeu do Inventor) 2024, na categoria "Países não pertencentes ao EPO" (European Patent Office, ou Escritório Europeu de Patentes). Eles foram escolhidos entre mais de 550 candidatos que irão concorrer na premiação desse ano.
Mais seguro para humanos e para a natureza
A poluição sonora não prejudica apenas a saúde humana, causando problemas como perda auditiva, estresse e deficiências cognitivas, mas também interfere no habitat natural da fauna e leva a perdas econômicas a partir do aumento dos custos com saúde e da redução da produtividade no local de trabalho. Motivados por requisitos de certificação mais rigorosos, limites de ruído ao redor dos aeroportos e demandas dos clientes cada vez maiores, as equipes de Catalano e Carmo conduziram no Brasil o projeto “Aeronave Silenciosa”, com a colaboração de institutos da Inglaterra, Holanda, Alemanha e Brasil.
Os estudos levaram a equipe brasileira a implementar melhorias inovadoras de redução de ruído na nova geração de aeronaves comerciais da Embraer da família E2 em 65%, segundo a fabricante de aeronaves. As modificações incluíram melhorias aerodinâmicas nas superficies de comando, nos trens de pouso e otimização da fuselagem, visando eliminar o ruído aerodinâmico e melhorar o desempenho durante a decolagem e o pouso. As mudanças também incluíram alongamento da asa para diminuir o ruído e o arrasto, melhorando a eficiência operacional e a relação custo-benefício. A decisão de usar pontas de asa defletidas em vez de winglets (pequenas extensões verticais nas pontas da asa da aeronave) aumentou ainda mais a eficiência e a redução de ruído, ao mesmo tempo em que manteve os custos e o peso baixos. O redesenho do profundor na cauda da aeronave (26% menor que seu antecessor) e a remotorização, também contribuíram para a redução de ruído e maior eficiência no consumo de combustível.
O tamanho dos novos jatos E2 é considerado ideal para operações em aeroportos com restrição de ruído, oferecendo vantagens operacionais em áreas aeroportuárias densamente povoadas, beneficiando companhias aéreas e impactando positivamente as comunidades locais. Seus avanços também levaram a uma redução drástica nas emissões de ruído em até 65% em relação ao seu equivalente de primeira geração. O E2 gerou uma redução de até 25% de emissões de CO2 por passageiro, do que o modelo anterior, e essa redução nas emissões pode ser aumentada para impressionantes 85% caso o abastecimento da aeronave seja feito 100% com Combustível Sustentável de Aviação, conhecido como SAF, segundo a Embraer.
"Um dos aspectos mais desafiadores foi realizar o trabalho sem qualquer impacto no desempenho aerodinâmico ou confiabilidade da aeronave", explicou o Professor Catalano. "A grande mudança nos próximos anos será o desenvolvimento e produção de combustível sustentável de aviação. Para isso, temos que avançar em pesquisas e industrialização."
Paixão pela aviação e abordagem multidisciplinar
Na Embraer, Carmo atua como Gerente Sênior de Interiores, Ruído e Vibração junto ao departamento do Engenheiro-Chefe. Ele é considerado um especialista renomado em controle de ruído de aeronaves e pesquisa em aeroacústica, e é co-inventor de sete patentes relacionadas ao tema. Participou do programa Aeronave Silenciosa de o início, em 2026.
Já Catalano, com amplo e profundo conhecimento em aeronáutica e aerodinâmica, atua há 40 anos na Universidade de São Paulo (USP), lecionando e pesquisando na área. Ele é diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP. A parceria colaborativa entre Embraer e USP já dura 20 anos, mas foi consolidada durante o projeto “Aeronave Silenciosa”.
"Focando em soluções otimizadas, um dos principais desafios foi fazer com que especialistas em ruído e especialistas em aerodinâmica trabalhassem juntos no ruído de aeronaves, pois eles tem atuações distintas", disse Carmo. "Estamos tentando encontrar o melhor projeto para o futuro. Normalmente, é um equilíbrio entre ruído e consumo de combustível, mas isso também envolve arrasto, sustentação e muitas outras coisas, bem como o conforto dos passageiros", acrescentou.
Os dois inventores brasileiros que lideram esse projeto inovador da Embraer foram nomeados entre os três finalistas na categoria "Países não pertencentes ao EPO" para o European Inventor Award desse ano, reconhecendo inventores de destaque que possuem criações patenteadas na Europa. Os outros finalistas dessa categoria são: o norte-americano David Fattal, por seus avanços em ótica de display e software para criar imagens 3D sem óculos; e o japonês Masato Sagawa, por suas contribuições para o desenvolvimento de ímãs permanentes superiores. O EPO anunciará os vencedores das diferentes categorias durante uma cerimônia transmitida ao vivo aqui a ser realizada em Malta no dia 9 de julho de 2024. O EPO também revelará o vencedor do Prêmio Popular, escolhido por uma votação pública online que permanecerá aberta até o dia da cerimônia.