Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias A importância da segurança e sinalização nas obras.
OBRAS

A importância da segurança e sinalização nas obras.

por Diogo Mourão, Redação PiniWeb - 23 de maio de 2024 186 Visualizações
A importância da segurança e sinalização nas obras.

[Imagem: Pexels]


A segurança e a produtividade são fatores de atenção fundamentais em qualquer empresa, especialmente quando se trata do setor de obras e construção civil. Uma obra desorganizada ou mal sinalizada pode comprometer a segurança dos trabalhadores, afetar a produtividade da obra e gerar custos adicionais. Investir na organização e sinalização das obras é essencial para proporcionar um ambiente seguro e produtivo, entre outros benefícios.

A prioridade é a saúde e o bem-estar dos trabalhadores da construção.

Em primeiro lugar, um ambiente de trabalho seguro reduz significativamente os riscos de acidentes e lesões aos funcionários. Colaboradores que se sentem protegidos e trabalham em um espaço bem-sinalizado são mais confiantes e focados em suas tarefas, o que se reflete em um aumento da produtividade. Além de zelar pela saúde dos seus colaboradores, evitar acidentes contribui para a diminuição de despesas com tratamentos médicos e compensações, impactando positivamente no orçamento da empresa.

Ao implementar medidas de organização e sinalização, sua empresa demonstra um compromisso evidente com a segurança de seus funcionários. Essa postura transmite uma imagem positiva e responsável para fornecedores, parceiros e o mercado em geral, gerando maior confiança para futuras negociações.

Dicas para aprimorar a organização e segurança na construção.

As práticas abaixo apresentadas são medidas simples, mas eficazes, que podem modificar radicalmente o ambiente de uma obra, promovendo maior organização e limpeza. Isso resulta em um local de trabalho mais agradável e seguro para os colaboradores:

Elabore um plano de segurança detalhado: Identifique possíveis riscos da obra e estabeleça medidas preventivas, com orientações e regras de conduta. Esse material pode ser impresso e exposto na obra além de um PDF para ser distribuído para os colaboradores em canais digitais (por exemplo, Whatsapp).

Promova treinamentos sobre o tema: Fornecer conhecimento e preparação para os funcionários é uma excelente opção para melhorar a segurança e organização.

Sinalize adequadamente a obra: Utilize placas de sinalização em pontos estratégicos da obra, indicando áreas de risco, instruções de segurança e uso obrigatório de EPIs. Além de proporcionar um ambiente mais organizado, esta comunicação reforça a identidade visual da marca, transmitindo uma imagem melhor para o cliente ou para quem visitar a obra.

Mantenha a obra limpa e organizada: Determine a área para armazenamento de materiais, equipamentos e entulho, evitando obstruções e possíveis acidentes. Aliás, receber uma visita inesperada do cliente sem que o ambiente não esteja limpo e organizado, será um ponto negativo na construção da sua imagem e confiança.

Controle o acesso e faça inspeções na obra: Seja rigoroso e permita apenas a entrada de funcionários e visitantes autorizados na obra, reduzindo o risco de pessoas não treinadas em áreas perigosas. Além desse controle, visite a obra regularmente para inspecionar e identificar potenciais problemas de segurança, aplicando alterações rapidamente quando necessário.

Exija o uso adequado de EPIs: Capacetes, luvas, óculos de proteção e calçados de segurança são itens obrigatórios e de uso contínuo. Lembrando que um acidente, além de afetar a integridade física de um colaborador, pode acarretar atraso na obra e prejuízos financeiros.

Estabeleça um canal eficiente de comunicação: Ser objetivo, claro e rápido na comunicação, pode antecipar possíveis riscos de segurança e evitar acidentes. Incentive a comunicação frequente entre sua equipe e se coloque à disposição para responder rapidamente, afinal, nunca se sabe quando haverá uma surpresa.

Mantenha seu plano de ação atualizado: É importante criar o processo de rever periodicamente essas práticas de segurança na obra, ajustando conforme necessário com base em lições aprendidas e mudanças no ambiente de trabalho. É importante ressaltar que, para entregar uma experiência diferenciada para seu cliente e se destacar no mercado, a organização e a segurança na obra são cruciais.