As novas composições da Frota N que farão parte da Linha 17-Ouro do monotrilho poderão oferecer aos passageiros viagens mais confortáveis e com menor trepidação. O motivo é que o novo trem da BYD,cujo primeiro conjunto está a caminho Brasil, virá equipado com um sistema de suspensão a ar.
As informações foram relevadas no podcast Diálogo SP que abordou os novos monotrilhos da Linha 17. Uma de suas principais características técnicas é uma suspensão diferente dos trens da Linha 15-Prata, que foram fabricados pela Bombardier, hoje Alstom.
Os relatos estão alinhados com imagens do Metrô sobre os novos trens em construção na China. Em algumas das imagens é possível observar que entre o truque e a caixa existe um conjunto de molas pneumáticas.
Esse tipo de suspensão é muito comum nos trens convencionais, que contam com um conjunto de suspensão primária, localizado na região dos eixos do trem, e a secundária localizada entre o truque e a caixa.
Sistema de suspensão pneumático do Monotrilho da Linha 17-Ouro (CMSP)
Para o monotrilho a presença dessa suspensão pode atenuar de forma significativa as vibrações e ruídos que se tornaram marca registrada da Linha 15-Prata.
A título de comparação, o site teve acesso a informações técnicas sobre o sistema de truques e suspensões dos monotrilhos da Frota M que operam entre Vila Prudente e Jardim Colonial.
Segundo os diagramas e documentos técnicos, o truque do monotrilho da Frota M fabricado pela Bombardier não possui suspensão pneumática. Para atenuar as vibrações são utilizadas molas elastoméricas (item 5 do diagrama).
Truque da Frota M, sem a presença de suspensão a ar (5) (CMSP)
Essas molas são basicamente um conjunto polimérico em formato de ampulheta que se localiza na interface entre o truque e a caixa.
Segundo o manual de manutenção, a presença das molas substitui a necessidade do sistema pneumático e reduz as manutenções com um sistema de ar comprimido.
Resta saber se na prática a composição da Frota N que circula na Linha 17-Ouro conseguirá trazer maior nível de conforto aos passageiros, o que também depeden da qualidade da superfície das vigas-guia instaladas no ramal.
Por outro lado, os trens que circularão com o sistema de suspensão a ar podem proporcionar uma movimentação mais suave para os passageiros comparado aos modelos Innovia 300 que circulam nas linhas da Zona Leste de São Paulo.